A Ingresso Rápido, uma das plataformas on-line mais conhecidas na gestão de eventos e venda de ingressos, fez uma parceria com a Dabus Arquitetura para projetar a sua nova sede, na Zona Oeste de São Paulo.
Marcado por um conceito moderno, o layout idealizado pelo escritório buscou priorizar o convívio entre colaboradores e atender as demandas de crescimento através do design.
Nuances do estilo industrial podem ser vistas logo de cara no projeto, começando pela exposição de elementos estruturais e pela iluminação constituída por teto vazado e luminárias pretas em trilhos.
O posicionamento dos spots também atua como um componente importante do cenário. Isso porque ele revela um outro elemento: os espaços amplos e abertos. Com a ausência de paredes e divisórias, a posição das luzes nos trilhos ilumina ambientes que devem ser mantidos em foco e disfarça os que não possuem destaques.
Além disso, a paleta de cores neutra e sóbria é observada no revestimento das paredes, de cimento queimado, e no carpete cinza e azul.
Em contraposição, visando trazer personalidade ao projeto, os arquitetos investiram em componentes personalizados do mobiliário. No recinto, o visitante se depara com três ambientes diferentes.
A primeira visão ao entrar no escritório é a do local de espera. Os puffs coloridos, ao lado da arquibancada e dos painéis vazados de madeira, são destaque no ambiente
Em frente à porta de entrada, no meio, puffs coloridos e uma arquibancada de madeira cercada por painéis vazados decoram o local de espera. À esquerda da entrada, por sua vez, o ambiente é voltado para interações que demandam maior privacidade — e, por isso, a aposta em cabines em lilás e azul (paleta de cores do site da Ingresso Rápido) e em salas de reunião. No interior das salas, mesas e cadeiras monocromáticas, em preto e branco, são equilibradas pelos grafites nas paredes, bem coloridos.
Voltando à porção central da sede do Ingresso Rápido, o caminho pela direita dá acesso aos postos de trabalho da equipe. Seguindo nessa direção, encontram-se três espaços diferenciados pelo mobiliário: um espaço para reuniões mais descontraídas; as estações de trabalho compartilhadas; e as almofadas para descontração dos funcionários.
O espaço de reuniões é de madeira, um material que proporciona maior conforto e aconchego. A iluminação quente, cadeiras coloridas, chopeira e o sofá, colado na parede, contribuem para a proposta.
Já as estações de trabalho compartilhadas são constituídas por uma grande mesa, com lugares diferenciados pelos computadores. Não há qualquer divisória ou separação entre lugares — uma estratégia de incentivo à colaboração, integração e troca de informações entre os membros da equipe.
Por fim, o espaço de descontração é criado por almofadas e tapete coloridos, que criam uma esfera de relaxamento, descontração, lazer e descanso.
Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Casa Ubatuba, por Bela Gebara Arquitetura
Casa Resende FZ, por Vivi Cirello Arquitetura e Interiores
GFC, por Patricia Martinez Arquitetura
Escritório
Termos mais buscados