Em um terreno de 2.129 m² na cidade de Braga (Portugal) nasceu a Casa Fraião, um projeto singular assinado pelo escritório Trama Arquitetos que materializou o lifestyle dos seus proprietários. A morada encontra-se numa encosta já repleta de outras casas e é banhada por abundante luz solar, compondo uma imagem fascinante com o entorno.
A premissa era criar um passeio arquitetônico ao longo da habitação que fosse capaz de desencadear as mais diversas emoções e potencializar o conforto em cada espaço. Tão esperado quanto era obter um conceito de habitação fluida e permeável, sem comprometer a privacidade de seus moradores.
Por esse motivo, foi desenvolvido um volume central para acolher a área social, e outros dois volumes laterais em forma de “V” que abrigam os setores mais privados, sempre com a preocupação de focalizar as vistas da cidade – um diferencial da Casa Fraião.
De acordo com os arquitetos do Trama, um dos maiores desafios do trabalho foi gerir o extenso programa sem criar um volume exagerado, e sem evidenciar da fachada os quase 930 m2 de área construída.
Posicionada ao nível da rua, a entrada principal acabou ficando bastante discreta. Ela é feita através de um alpendre, onde uma grande janela possibilita a visualização do interior da casa e da paisagem do entorno.
Devido ao declive do terreno, sala de estar, jardim e piscina foram posicionados no andar inferior e estão plenamente conectados.
A entrada na residência é marcada por uma percepção deslumbrante de toda a amplitude do pé-direito duplo, com seus detalhes arquitetônicos e peças decorativas. Apesar de tantos elementos singulares, o que mais chama a atenção é a escada escultórica em forma de meia-lua que leva ao piso inferior.
No projeto de interiores se destacam as peças de arte, selecionadas com a curadoria do arquiteto Tiago Amorim, do Espaço MUDE. Os objetos decorativos foram selecionados por GoodIN Interiores, de forma a integrar-se com a filosofia do projeto arquitetônico.
Todo o mobiliário fixo, contudo, foi desenhado pela equipe do Trama, incluindo os armários da cozinha, banheiro, dormitórios e roupeiros. Para conferir maior sensação de conforto e acolhimento ao interior, foram criados painéis de madeira (nogueira).
Uma particularidade do projeto está relacionada a uma paixão do cliente, que é sua coleção particular de carros. Para acolher alguns desses veículos, foi concebido um volume de garagem no andar superior, que invade o espaço social. Esse volume é envidraçado para o interior da área social, tornando-se visível de qualquer parte da sala comum, como uma área de exposição.
A materialidade é uma preocupação em todos os projetos do Trama, e na Casa Fraião ela tornou-se um grande diferencial. Na área externa, destacam-se materiais como concreto aparente, pedra, madeira e vidro. No interior, gesso, painéis de madeira e laca, além da pedra. Todos eles foram escolhidos levando em consideração sua durabilidade e baixa manutenção.
Para o conforto de seus moradores, a residência recebeu também um plano integrado de domótica. Desde a iluminação à rega do jardim, tudo é automatizado ou controlável remotamente.
Escritório
Termos mais buscados