Logo Construmarket
Banner

Refúgio Ori

Refúgio Ori
O Refúgio Ori é um espaço que instiga todos que o contemplam à volta as origens e a busca pelo equilibro, através de uma arquitetura que transborda conforto e calmaria. Imagens: Júlia Tótoli
Refúgio Ori
Refúgio Ori
Refúgio Ori
Refúgio Ori
Refúgio Ori
Refúgio Ori
Refúgio Ori
Refúgio Ori
Refúgio Ori

Refúgio aconchegante

Texto: Vitória Oliveira

Em meio a um período pandêmico, de impermanência, entendemos que a casa passa a funcionar como um abrigo e que voltar à própria essência, conhecer-se e encontrar-se é fundamental. Assim nasce o Refúgio Ori, um espaço que instiga todos que o contemplam à volta as origens e a busca pelo equilibro, através de uma arquitetura que transborda conforto e calmaria. Por Traama Arquitetura.

O conceito é de retorno ao essencial, aos materiais e as formas que refutam o desordenamento se ideias do cotidiano com sua profusão de cores e informações desconexas. Valorizamos o que foi utilizado historicamente nas construções da ancestralidade, com materiais e paletas de cores todos embasados na areia, argila e materiais minerais, que foram muito utilizados no período colonial como componentes da composição dos tijolos de adobe.

Os traços e suas impressões orgânicas, fluidas, suaves, as linhas, sutilmente leves, quase fugazes, abraçam-se a paleta monocromática com tanta sinergia que permitem a compreensão da elegância, do primitivo. Em 65 m² distribuímos de forma equilibrada: sala de estar, jantar, cozinha simplificada, quarto e banho. Todos representando de forma primorosa o estilo Japandi, que une o escandinavo e o Wabi Sabi, derivado do Japão, combinando, minimalismo, simplicidade e organização.

Com o intuito de apreciar a sensação de amplitude que um pé direito generoso pode oferecer, aproveitamos o teto existente em chapas metálicas do local e apenas o renovamos com um tom claro, nas paredes, o tijolinho traz textura e enriquece os ambientes.

A peça que setoriza a parte social do espaço é o sofá modular. Ao mesmo tempo que integra a sala de estar com jantar, o móvel ainda abraça a belíssima árvore, que incorpora vida ao ambiente.  A cozinha com back splash iluminado em vidros dão o tom atual e o garantem uma estética bem minimalista.

No quarto, a cama com o formato arredondado protagoniza o ambiente e harmoniza-se perfeitamente com a organicidade do espaço, somado a isso, a plataforma em pedra com areia setoriza a parte do banho, que conta com uma banheira de imersão e uma bancada leve e solta das paredes. O paisagismo ao fundo arremata a decoração e potencializa a sensação de bem-estar do espaço.

Veja outras casas ma Galeria da Arquitetura:

Casa B, por AR Arquitetos

Casa Garten, por Caio Persighini Arquitetura

Casa Alpha, por Otta Albernaz Arquitetura

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Conclusão da obra: 2021
  • Área construída: 65 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados