Um deck com vista para o lago é o destaque da área social desta residência, localizada no litoral do Rio Grande do Sul – dentro de um condomínio fechado. Idealizado pelo escritório Torres e Bello, o projeto da casa deu ênfase à iluminação e à implantação de aberturas que garantem melhor ventilação e claridade.
“A casa foi projetada com dois volumes – um prisma puro com dois pavimentos organizado pelo eixo de acesso e escada. O outro prisma abriga a área de serviço”, explicam os arquitetos Alberto Torres e Audrey Bello Ramos, responsáveis pelo projeto. Essa área possui entrada independente e fica preservada visualmente, quando relacionada à porta principal. “A porta de entrada é marcada por uma esquadria fixa vertical enfatizando o pé-direito duplo da área social”, enfatizam os arquitetos.
Com quatro suítes, a residência é utilizada aos finais de semana. Sua área social une a cozinha à churrasqueira, além de oferecer aos moradores a vista do lago. “A sala de estar é marcada por um mezanino com guarda-corpo de vidro, que acessa a suíte máster e as duas suítes superiores”, destacam.
Um forro de madeira natural teca foi instalado no acesso às suítes. Ele reforça a integração entre os espaços, pois se confunde com a parede. As linhas retas e os volumes marcantes da fachada proporcionam mais claridade e união entre os ambientes. A ventilação cruzada é constante, entrando pelas aberturas da casa.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados