Concluído em 2017, o projeto arquitetônico The Culinary Village – do escritório de arquitetura Lukstudio – está Localizado em Zhejiang, na China. Com base na ideia de que a cozinha é o coração de uma residência, os arquitetos criaram um showroom de cozinhas composto de quatro partes: uma galeria, uma sala de aula de culinária, um lounge e um pátio multifuncional.
Logo na entrada, o visitante passa por uma caixa branca e por um túnel preto com painéis cobertos de vegetação. Do lado esquerdo do túnel, um enorme tanque com chafariz representa os jatos de água de lava-louças, personificando o projeto. À direita, fica o pátio.
Cada cozinha tem a sua própria entrada. O escritório explorou o branco minimalista em algumas e tons escuros, como o preto e o marrom, em outras, além da combinação entre designs rústico e moderno. Ainda buscou instalar aberturas estratégicas, proporcionando interação entre os ambientes.
No centro do pavimento, há uma estrutura curva de tijolos, que nada mais é do que um forno ao ar livre. Ao lado dele, fica a sala de aula com portas móveis, que conferem multifuncionalidade ao ambiente.
Como forma de reinventar os showrooms convencionais de cozinhas, o escritório criou uma espécie de “aldeia” com ambientes diferentes. Ela está situada em um grande pátio.
As janelas com vista para o pátio externo também estão direcionadas para o salão VIP – local onde os jantares são servidos. Nesse pátio foram usados pedras de travertino, painéis de madeira de nogueira e ervas, que também são usadas para decorar os pratos.
Veja outros projetos de showrooms na Galeria da Arquitetura:
Huafa & City Hub Wuhan Sales Center, por Rongor Design & Consultant
Pavilhão Maracanã, por PAX.ARQ
Escritório
Termos mais buscados