> > > Casa da Laje Inclinada

Casa da Laje Inclinada

Casa da Laje Inclinada
A Casa da Laje Inclinada é o lar de um casal de arquitetos do escritório TETRO. Os moradores projetaram uma residência conectada com o cerrado mineiro num formato leve e inusitado Foto/Imagem:Jomar Bragança

Encrustada na montanha

Quando o jovem casal de arquitetos Igor Macedo de Araújo e Débora Vieira Mendes de Oliveira (sócios no TETRO) decidiu projetar seu próprio lar, idealizou uma construção com design diferenciado e ousadia estrutural. O resultado foi uma residência com laje inclinada, inserida em meio ao cerrado da cidade de Nova Lima (MG) e encrustada no centro de uma montanha, bem à frente de uma reserva natural.

Batizada de Casa da Laje Inclinada, a morada foi implantada num grande declive do terreno, que cai 30 metros para o fundo, fazendo com que o volume seja “enterrado” de um lado e suspenso de outro, proporcionando uma vista de tirar o fôlego.

Declividade do terreno

A implantação do projeto arquitetônico no lote de 1.350 m² foi organizada de forma longitudinal às curvas de nível. A construção, definida pela extensão da laje de cobertura, se insere de forma fluida e livre conforme as necessidades do programa desejado pelos moradores e das condições do terreno.

O terraço é marcado pela piscina e pelo extenso deck de madeira que se conecta com a paisagem Foto: Jomar Bragança

A laje inclinada – a protagonista que deu nome ao projeto – foi apoiada em apenas dois pilares, transpassando a imagem de um elemento mais leve em meio a natureza. No intuito de marcar o acesso principal e a garagem, ela também enquadra o panorama como um quadro ao delimitar a vista das montanhas e o limite regional de Belo Horizonte.

Ao contrário das demais construções vizinhas, a Casa da Laje Inclinada não possui nenhum tipo de cerca ou muro. Os moradores optaram por fachadas envidraças para permitir a integração máxima com a natureza e a vista. A mesma estratégia foi usada no térreo, onde não há nenhuma barreira interna, e cujas laterais foram transformadas em pequenos caminhos ecológicos, com uma circulação envolvida pelo verde das plantas.

Programa residencial

No momento em que a laje se inclina no terreno, aos fundos, e se conecta com o terraço – onde foram inseridos a piscina e o extenso deck de madeira –, é possível notar a definição de cada pavimento no térreo. A inserção desse deck segue todo o caminho e a inclinação da laje. Além disso, ele auxilia no sombreamento e esconde as vigas invertidas que sustentam a cobertura, deixando a volumetria mais leve.

As áreas sociais foram inseridas bem abaixo da laje principal. Os grandes panos de vidro que revestem os ambientes permitem a abundante entrada de luz natural em cada canto da residência. O mais interessante é que, de um lado da sala, estão as montanhas e, do outro, há o único portão de aço e vidro que corre através da fachada e integra essa sala a um platô gramado que se transforma num ecossistema próprio, que abriga formigas, abelhas, pássaros e até lagartos.

“A sala possui painéis de vidro em ambos os lados, o que permite total integração com o gramado e com a vista e, quando abertos, a transformam numa grande varanda”, menciona o arquiteto e morador Igor Macedo de Araújo.

Já os ambientes privativos foram dispostos no pavimento abaixo do térreo.

Pequenos detalhes

A materialidade do projeto se resume ao uso de concreto aparente, vidro, ladrilho hidráulico, muro de pedra e deck de madeira.

A decoração é muito simples para não entrar em conflito com a arquitetura. O projeto de interiores se resume em apenas alguns quadros no chão e objetos de design espalhados pelos espaços. “O móvel de madeira maciça atrás do sofá foi desenhado por nós mesmos”, revela o arquiteto.

Por fim, toda a iluminação é escondida e indireta. Não se vê luminárias aparentes em quase nenhum momento.


Escritório

TETRO4 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 1350
Área construída: 288

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo