Logo Construmarket
Banner

Casa na Praia Preta

Casa na Praia Preta
Com espaços de convívio abertos e integrados, residência se comunica com as belezas praianas e recebe luz e ventilação natural através das amplas aberturas. Imagens: Nelson Kon
Casa na Praia Preta
Casa na Praia Preta
Casa na Praia Preta
Casa na Praia Preta
Casa na Praia Preta
Casa na Praia Preta
Casa na Praia Preta
Casa na Praia Preta
Casa na Praia Preta
Casa na Praia Preta
Casa na Praia Preta
Casa na Praia Preta

Entre terra e mar

Texto: Marina Cabral

Localizada na pequena e graciosa Praia Preta do litoral norte paulista, a casa serve de ligação entre a mata atlântica da serra e o mar – que proporciona visual exuberante aos proprietários. Após passar por uma reforma, projetada pelo escritório Nitsche Arquitetos, a morada tem espaços de convívio amplos e integrados e quartos subdivididos em partes iguais.

De acordo com o arquiteto responsável Pedro Nitsche, só a posição da casa – vista como uma plataforma retangular com os lados maiores paralelos à praia – foi mantida da construção original. “Procuramos manter a estrutura de madeira laminada e algumas paredes. Foram retirados todos os pisos e acabamentos e acrescentada uma nova estrutura de cobertura para o aumento do pé-direito”, explica.

As fachadas com suas grandes aberturas e varandas lineares garantem a amplitude da residência. A construção das paredes de alvenaria e dos caixilhos compostos por vidros se distribui de maneira perpendicular à praia. “Visamos garantir transparência e fluidez à edificação. Na varanda as portas de correr em trilhos independentes podem ser recolhidas fora do perímetro da casa e, nos cômodos, portas de correr e venezianas de enrolar permitem a entrada total de luz e ventilação”, destaca.

Distribuição dos espaços

A varanda integra a sala à areia da praia, através das aberturas. “A casa passou a ter um único ambiente de convívio: uma sala-varanda-praia”, ressalta o arquiteto. Ele também explica a distribuição das áreas íntimas, dispostas de modo a garantir total privacidade aos proprietários; e a formação da área de uso comum, que une sala de estar, sala de TV e cozinha em um único grande espaço.

Detalhes e materiais da construção

O concreto armado revestido com pedras, suspenso do solo, foi usado como base para erguer a plataforma. As estruturas foram feitas em madeira. “A nova estrutura da cobertura é composta por vigas de madeira Itaúba aparelhadas com ligações metálicas e parafusos de aço inox. A cobertura é metálica de alumínio tipo sanduíche com miolo de poliuretano”, detalha. Além disso, forros de MDF foram aplicados nos quartos e o fechamento entre a telha e as esquadrias das fachadas é feito de policarbonato.

 

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2006
  • Conclusão da obra: 2006
  • Área do terreno: 2.136 m²
  • Área construída: 325 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados