O Tecnocentro foi construído para ser a peça central e dinamizadora do Parque Tecnológico da Bahia, localizado no principal eixo de expansão da cidade de Salvador. Com praças e edificações, o Parque tem vegetação abundante e mais de um milhão de metros quadrados.
O projeto realizado pelo escritório Sotero Arquitetos, abriga centros de pesquisa e instituições, além de incubadoras e empresas de base tecnológica. O Tecnocentro conta também com o órgão gestor do Parque, laboratórios compartilhados, espaços de apoio, salas de treinamento e áreas de convivência.
O edifício é composto por três níveis de garagem, quatro pavimentos com salas e térreo. Interligada ao nível do térreo por uma rampa, a biblioteca possui dois pavimentos com salas de estudo, multimídia e área de acervo. Conta, também, com restaurante, oficina e anfiteatro.
De acordo com Saulo Coelho, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, a integração das áreas externas com as áreas internas foi feita por meio de uma praça contínua que se mescla com os acessos do edifício. “Utilizamos a mesma pedra do piso externo para a parte interna da edificação. Dessa forma não há separação entre ‘dentro’ e ‘fora’, o que reforça o caráter público do empreendimento”, explica.
Escritório
Termos mais buscados