O escritório de arquitetura Tavares Duayer trabalha com traço limpo e básico, que busca refletir o lado contemporâneo de ser, viver, morar e trabalhar. Ao se basearem nessas diretrizes, os arquitetos João Duayer e Thiago Tavares tiveram a oportunidade de desenvolver o layout do próprio local de trabalho, o Escritório TD.
A pequena sala de 25 m², localizada no bairro de Niterói, no Rio de Janeiro, entregue sem piso e sem iluminação, foi tratada pelos idealizadores de maneira singular, criativa e inovadora para tornar o local um ambiente de inspiração para a jovem equipe de arquitetos. Para isso, eles implementaram o uso pontual de cores fortes; sistema de iluminação aparente, em trilho; estações de trabalho integradas e muitas estantes, que deixam os livros indispensáveis no ambiente sempre à mão.
No novo escritório, eles trabalham com mais motivação e colocam em prática diversas atividades de arquitetura, urbanismo e design. “A ideia era proporcionar um espaço amplo de trabalho”, completa JD, como é chamado por todos.
A obra durou apenas um mês para ser concluída. Uma das soluções encontradas para destacar o layout foi a integração total entre todos os ambientes, uma vez que o lugar era reduzido, mas precisava comportar seis bases de trabalho de maneira composta e colaborativa.
Para vencer o desafio, os arquitetos tiveram a ideia de implementar um bloco único de ocupação, centralizado no espaço. A solução atendeu a dinâmica do escritório e, para arquitetá-la, bastou tornar o local das atividades compartilhado: com mesas conjuntas e espaços amplos e iluminados.
O conceito de escritório funcional norteou o design desenvolvido no projeto. De acordo com o arquiteto João, a grande mesa central, também compartilhada, é um dos diferenciais do estúdio e concentra todas as atividades dos profissionais do escritório. Multifuncional, o móvel tem uma de suas extremidades livre para abrigar reuniões, trabalhos em grupo, atendimento a clientes e fornecedores.
Além das quatro portas de 0,60 x 2,10 m forradas com PVC de plástico branco, a área de 25 m² possui mobiliários de apoio que rodeiam as paredes com livros de referência e inspiração, além de acessórios e cadeiras coloridas que ajudam a complementar a atmosfera criativa e inspiradora da decoração do Escritório TD.
“Um trilho central comporta praticamente toda a iluminação da área de trabalho”, expõe João Duayer. A eletrocalha, confeccionada com uma calha de chuva na cor branca na parte inferior, possui 4 metros de comprimento. Localizada sobre a mesa central, ela é responsável por toda a luminotécnica desenvolvida pelo arquiteto Thiago Tavares, além de iluminar toda a extensão da mesa.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados