Apaixonados pela Itália e, especialmente, pela Toscana, os moradores desta residência localizada em Lajeado (RS) decidiram construir uma morada com elementos típicos da região. Para tanto, convidaram o escritório Tartan Arquitetura, que projetou grandes ambientes e priorizou o uso de cores quentes, pedras e paisagens floridas.
Segundo o arquiteto Rodrigo Bergonsi, os moradores queriam uma residência moderna e, ao mesmo tempo, aconchegante para receber seus convidados.
“Combinamos as necessidades dos moradores com os elementos expressivos do estilo italiano, sem perder a atemporalidade. O resultado foi um projeto rústico, moderno e aconchegante”, conta.
Arquitetura com estilo medieval, paisagens floridas e ambientes integrados serviam de inspiração para o projeto da Casa Toscana. Para não apresentar um design antiquado, os arquitetos buscaram combinar o rústico ao contemporâneo.
Tons quentes como laranja, terracota e amarelo podem ser notados em objetos de decoração por todos os ambientes, já que são características do estilo toscano. Além disso, as pedras que compõem a fachada da residência e a vegetação do entorno lembram as paisagens calorosas da Itália.
A materialidade da pedra se estende para o interior da Casa Toscana. Ela é combinada com cores neutras, elementos de ferro fundido e madeira – que está presente nos móveis e nas esquadrias rústicas –, gerando leveza e conforto.
As pedras são heranças medievais da Itália. Ademais, dão aparência de fazenda e residências antigas do país e deixam os espaços arejados.
Mobiliário de madeira, objetos de cerâmica e peças vintage – como espelhos com molduras – são elementos que remetem ao estilo arquitetônico utilizado.
Veja outros projetos inspiradores:
Restaurante Ancho Lourdes, por Aptar Arquitetura
Escritório
Termos mais buscados