Se observada da cobertura, a sede da Hotmart – empresa de comércio virtual – pode parecer tudo, menos um espaço corporativo. Além da área avarandada, os funcionários têm à disposição videogame e sinuca, cujas funções resolvem a principal solicitação do cliente: nada de monotonia. Foi dessa forma que o Óbvio: escritório de arquitetura conduziu o projeto arquitetônico das áreas de trabalho e das salas de reunião, sempre se preocupando em realçar a cultura despojada da companhia.
Segundo a arquiteta Nathália Otoni, os espaços deveriam traduzir os mantras da Hotmart, “Divirta-se” e “Não deixe a experiência limitar a criatividade”. Por conta disso, foi trabalhada uma base neutra com pontos de cores, especialmente o vermelho da logomarca, que é aplicado na tubulação aparente do teto e também na entrada. Esses elementos cromáticos estimulam o desenvolvimento de novas ideias e deixam o clima mais descontraído.
Outros itens reforçam a identidade da instituição, com a instalação de toldos – semelhantes às barraquinhas de feira – e a estante de cestas de compras, que fica ao lado da televisão instalada na cobertura. Eles remetem às atividades da Hotmart, que são baseadas no comércio.
Otoni explica que a empresa é jovem – fundada em 2011 – e tem passado por um processo constante de crescimento. Antes de se mudar para o novo prédio, situado em Belo Horizonte/MG, a sede ocupava uma sala destinada somente a 24 funcionários. “Agora, conta com três pisos que atendem perfeitamente à demanda atual de 35 colaboradores e suprem a previsão de expansão, que é de até 43”, expõe.
Como o espaço não pertence à empresa e o seu crescimento tem sido bastante acelerado, é possível que essa sede seja ocupada por um curto período. Devido à frequente possibilidade de mudança, optou-se por materiais de acabamentos com custos reduzidos, como drywall, pintura e plotagens, que criam um ambiente colorido e repleto de texturas.
Diversos destaques do layout direcionam o olhar do visitante para cima. Isso porque a exposição das tubulações elétricas, pintadas de vermelho, se sobressaem sobre a robusta laje nervurada de concreto. Ainda no teto, as lâmpadas fluorescentes – trabalhadas em plafons de acrílico –, permitem uma iluminação mais geral, no entanto, estabelecem o diálogo com todo o ambiente. “Para evitar a monotonia, foram dispostas luminárias pendentes em alguns pontos, como nas áreas de staff do primeiro piso”, complementa Otoni.
Para atingir esse mesmo propósito, os pavimentos recebem um layout aberto e organizado, porém, interrompido por blocos fechados, que correspondem às salas de reunião. Como a distribuição do mobiliário acompanha a disposição dos ambientes, a iluminação natural – já abundante no local – é aproveitada ao máximo nas áreas coletivas.
O projeto arquitetônico da Hotmart possui três níveis, que se diferenciam por temas. O primeiro reflete a internacionalização da empresa e os seus principais investidores, por isso, a sala de reunião principal tem formato elíptico e é revestida com plotagens, que fazem referência ao mapa-múndi. Conforme descreve Otoni, “outras duas salas secundárias apresentam alvenaria pintada, que pode receber arte de acordo com o investidor do momento”.
No segundo pavimento, a temática se baseia no processo de funcionamento do negócio, a partir do ponto de vista do consumidor. A parede de Lego é uma metáfora sobre a construção da rede de clientes e vendedores da companhia: um conjunto sólido que se forma através da conexão de todas as peças. O resultado disso é o lucro, que é representado pela sala de reunião por meio de um cofre.
Já o terceiro andar, onde se encontra a área de descompressão, tem foco nos funcionários. O espaço dispõe de copa, descanso com um aconchegante sofá, sala de videogame, área de churrasco, sinuca e mesa com cadeiras de balanço. “O ambiente foi tratado da forma mais lúdica e divertida”, finaliza Otoni.
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