Garantir conforto aos moradores e hóspedes do Chalé na Serra Gaúcha foi uma das prioridades da arquiteta Zaira Hoffmann Schlieper, que assinou seu projeto arquitetônico. Localizada em Canela (RS), a construção também reúne beleza e a harmonia de materiais e cores. “Decidimos fazer uma casa aconchegante e integrada à paisagem verde da mata nativa”, comenta Schlieper.
Amplas aberturas de vidro duplo foram projetadas para que a residência ficasse em contato direto com a natureza, além de receber a iluminação natural tão desejada pelos moradores.
O Chalé na Serra Gaúcha possui paredes duplas com camada de isopor no meio que trazem equilíbrio térmico. No verão, o isolamento utilizado mantém o clima, e a casa conta com o frescor da mata nativa em volta. No inverno, os moradores utilizam a lareira ou, quando necessário, o sistema de calefação. "Isso tudo gera uma grande economia de energia”, fala Schlieper.
O uso da madeira com as pedras da colônia trouxe o estilo de chalé alpino para a residência. As linhas simples, o equilíbrio de cores e o modo como o colorido se uniu à cor branca das paredes destacaram o diferencial do projeto. “A implantação no lote foi outro fator de destaque. O terreno possui um desnível em relação à rua, e os clientes solicitaram um acesso para carros com entrada lateral para não interferir na vista e na fachada da casa”, explica a arquiteta.
O Chalé na Serra Gaúcha foi planejado nos mínimos detalhes para que os ambientes e os espaços ficassem amplos e bem distribuídos. Ao mesmo tempo que o layout é integrado, ele permite momentos de privacidade aos moradores.
Schlieper conta que a sala de jantar é separada da cozinha apenas por um balcão/bar. Esses espaços ficam integrados também com a sala de estar. “Apelidamos a cozinha de gourmeteria porque criamos um ambiente com uma churrasqueira e uma bifeteira”, complementa.
Internamente, os três ambientes ganharam forro com tábuas e vigas de madeira grápia em sua cor natural. A sala de estar possui um painel que reveste a lareira, a sala de jantar tem um pergolado externo, e a cozinha é toda feita desse material.
“No térreo estão localizados um dormitório para hóspedes, um lavabo e a área de serviço, com despensa, lavanderia, banheiro, área de serviço e depósito/caldeira”, conta a arquiteta.
No pavimento superior do Chalé na Serra Gaúcha ficaram a suíte para o casal – com um amplo dormitório com aberturas para a frente e lateral do terreno –, um pequeno closet e um banheiro. “Ainda temos neste setor mais duas suítes e um sala íntima com um armário rouparia”, conclui Schlieper.
Escritório
Termos mais buscados