As décadas de tradição da Bauducco foram impressas no lounge de descanso e lazer criado para seus colaboradores na sede de Guarulhos (SP). No Lounge Bauducco tem uma arquibancada que é a área de jogos, um cantinho com redes no fundo, e uma parte mais reservada para meditação e yoga Daniela FrugiueleAssinado pelo escritório Suite Arquitetos, o espaço ganhou cores alegres e ambientes que oferecem diferentes usos para pessoas de estilos variados.
A ideia era elaborar uma área de convivência que comportasse, em 400 m², o fluxo diário de 300 funcionários, de modo que eles pudessem utilizar o local para repousar, jogar, ler um livro, assistir televisão, apreciar a vista, passar o tempo e até mesmo ficar um pouco sozinho. Enfim, fazê-los se sentir em casa.
“No Lounge Bauducco tem uma arquibancada que é a área de jogos, um cantinho com redes no fundo, e uma parte mais reservada para meditação e yoga”, destaca Daniela Frugiuele, uma das arquitetas responsáveis pelo projeto de interiores.
O ponto de partido para desenvolver o lounge foi não usar divisórias e aproveitar todo o layout para criar diferentes ambientações. Os arquitetos não queriam que as pessoas se sentissem em uma caixa sem saída, mas sim, que aproveitassem cada segundo do seu tempo de descanso.
No projeto, o escritório buscou segmentar os espaços a partir de elementos pontuais que os identificam visualmente. Um tapete de grama sintética, por exemplo, reveste a arquibancada e delimita a área de jogos, e uma estante vazada configura a sala de estar.
No fundo do salão, um casulo de madeira OSB foi reservado para um momento mais ‘relax’. Destinado à prática de yoga e meditação – conforme solicitação do próprio cliente, que é adepto dessas táticas de relaxamento –, esse espaço recebe luz natural e desfruta de uma bela vista da cidade.
Devido ao intenso fluxo de pessoas, o projeto buscou utilizar revestimentos e materiais que tivessem uma manutenção simples e prática. Todo o pavimento recebeu o mesmo piso. “A grama sintética foi escolhida por ser um material forte, e os tapetes de nylon, por serem fáceis de lavar”, pontua a arquiteta.
Para que ganhassem maior resistência, as madeiras não receberam acabamentos – algumas foram aplicadas em seu estado natural e outras pintadas. De acordo com Daniela Frugiuele, o material trouxe uma característica forte ao layout.
Na paleta de cores vermelha e amarela – que representam a marca da Bauducco – foi acrescido um mix de azul, com a finalidade de transmitir sensação de paz e trazer suavidade. O mobiliário chegava e as pessoas adoravam. Tivemos um feedback positivo do cliente e percebemos que atendemos às suas expectativas Daniela Frugiuele O resultado foi uma paleta colorida, marcante e jovial.
Com um orçamento reduzido, a saída foi economizar no mobiliário. “Fizemos até algumas brincadeiras, como colocar uma mesa de piquenique de jardim para uma ‘pegada’ despojada”, revela Frugiuele.
Um carrinho funciona como a biblioteca itinerante da área social. Antigamente ele ficava no refeitório, mas, depois de uma repaginação feita pelo escritório, ganhou livros e passou a distribuir cultura e conhecimentos aos funcionários.
A arquibancada, o sofá, a estante, a cabana e outros itens foram desenhados e executados no projeto pelo próprio escritório de arquitetura, que tem uma marca de design que leva seu nome, Suite Design.
“O mobiliário chegava e as pessoas adoravam. Tivemos um feedback positivo do cliente e percebemos que atendemos às suas expectativas”, conclui o arquiteta.
Escritório
Termos mais buscados