O projeto do Apartamento Carmona Paz, localizado em Porto Alegre (RS), foi inspirado nas cores vibrantes do verão, no surf e no mar – as paixões do jovem morador. Segundo o arquiteto Marcos Pereira (SUCRA Arquitetura + Design), a partir da transformação da antiga planta, os espaços se integraram de forma harmoniosa e ganharam fluidez.
Com 170 m², o apartamento não sofria nenhuma intervenção desde 1970, quando foi construído. Assim, havia muito a ser feito para deixar o imóvel mais moderno, integrado e fluido, ideal para o proprietário poder relaxar e receber convidados.
O ponto chave da reforma do Apartamento Carmona Paz foi imprimir fluidez aos ambientes, especialmente entre o estar e a cozinha, de forma que se tornassem mais amplos.
Foram feitos alguns estudos para chegar ao resultado e decidiu-se incorporar o espaço do quarto de serviço à área social. Essa escolha aumentou a perímetro e criou um estar com uma bela vista para a varanda, de onde é possível enxergar toda a cidade desde a bancada da cozinha.
Para essas aberturas e integrações, foram derrubadas algumas paredes e construídas outras. A medida abriu espaço para incluir, por exemplo, uma mesa de sinuca, tal como solicitara o morador. “Encontrar espaço para essa mesa foi uma enorme dificuldade, mas resolvemos através da integração de parte da área do quarto de serviço ao estar”, complementa o arquiteto.
Na reforma, alguns itens foram preservados ou recuperados, como as aberturas de madeira de ótima qualidade, assoalhos de ipê da área social e pisos de tacos em madeira marfim dos dormitórios.
O corredor que leva para a área íntima era mal iluminado e todo revestido com marcenaria escura. Através de iluminação pontual e um forro ripado de madeira louro freijó – mais claro –, que esconde as tubulações do sistema de ar-condicionado e um painel do mesmo material que camufla o armário e o lavabo, o caminho ganhou uma sensação de aconchego e marcou a porta de entrada.
A luminotécnica instalada nesse corredor foi bem simples. Pereira conta que optou por spots e plafons para ajudar no aproveitamento do pé-direito do espaço. Além disso, foi implantado um sistema magnético para que o morador pudesse direcionar sem complicação a luz para onde desejar, criando diversos cenários
Para nivelar o piso da varanda com a sala de estar, foi montado um deck em réguas de madeira cumaru.
A cozinha foi totalmente revestida com tons de cinza, incluindo mobiliário, piso e bancadas. O ambiente também conta um revestimento nas paredes que contrasta com a paleta sóbria, um mosaico aleatório de ladrilhos hidráulicos nas cores azul e cinza.
Veja mais projetos de apartamentos na Galeria da Arquitetura:
Apartamento Panamby, por Inside Arquitetura & Design
Apartamento VB, por F.studio arquitetura + design
Apartamento Ipiranga, por Bruno Moraes Arquitetura e Interiores
Escritório
Termos mais buscados