Logo Construmarket
Banner

Apartamento Carmona Paz

Apartamento Carmona Paz
A reforma do Apartamento Carmona Paz buscou deixar os ambientes mais conectados e fluidos, além de retratar algumas paixões do jovem morador, como surf e mar, numa atmosfera envolvente. Imagens: Cristiano Bauce
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz
Apartamento Carmona Paz

Reformar para integrar

Texto: Nuri Farias

O projeto do Apartamento Carmona Paz, localizado em Porto Alegre (RS), foi inspirado nas cores vibrantes do verão, no surf e no mar – as paixões do jovem morador. Segundo o arquiteto Marcos Pereira (SUCRA Arquitetura + Design), a partir da transformação da antiga planta, os espaços se integraram de forma harmoniosa e ganharam fluidez.

Com 170 m², o apartamento não sofria nenhuma intervenção desde 1970, quando foi construído. Assim, havia muito a ser feito para deixar o imóvel mais moderno, integrado e fluido, ideal para o proprietário poder relaxar e receber convidados.

Aberturas e integrações

O ponto chave da reforma do Apartamento Carmona Paz foi imprimir fluidez aos ambientes, especialmente entre o estar e a cozinha, de forma que se tornassem mais amplos.

Foram feitos alguns estudos para chegar ao resultado e decidiu-se incorporar o espaço do quarto de serviço à área social. Essa escolha aumentou a perímetro e criou um estar com uma bela vista para a varanda, de onde é possível enxergar toda a cidade desde a bancada da cozinha.

Para essas aberturas e integrações, foram derrubadas algumas paredes e construídas outras. A medida abriu espaço para incluir, por exemplo, uma mesa de sinuca, tal como solicitara o morador. “Encontrar espaço para essa mesa foi uma enorme dificuldade, mas resolvemos através da integração de parte da área do quarto de serviço ao estar”, complementa o arquiteto.

Para as aberturas e integrações, foram derrubadas algumas paredes e construídas outras, abrindo um espaço para incluir uma mesa de sinuca Foto: Cristiano Bauce

Materiais e revestimentos

Na reforma, alguns itens foram preservados ou recuperados, como as aberturas de madeira de ótima qualidade, assoalhos de ipê da área social e pisos de tacos em madeira marfim dos dormitórios.

O corredor que leva para a área íntima era mal iluminado e todo revestido com marcenaria escura. Através de iluminação pontual e um forro ripado de madeira louro freijó – mais claro –, que esconde as tubulações do sistema de ar-condicionado e um painel do mesmo material que camufla o armário e o lavabo, o caminho ganhou uma sensação de aconchego e marcou a porta de entrada.

A luminotécnica instalada nesse corredor foi bem simples. Pereira conta que optou por spots e plafons para ajudar no aproveitamento do pé-direito do espaço. Além disso, foi implantado um sistema magnético para que o morador pudesse direcionar sem complicação a luz para onde desejar, criando diversos cenários

Para nivelar o piso da varanda com a sala de estar, foi montado um deck em réguas de madeira cumaru.

A cozinha foi totalmente revestida com tons de cinza, incluindo mobiliário, piso e bancadas. O ambiente também conta um revestimento nas paredes que contrasta com a paleta sóbria, um mosaico aleatório de ladrilhos hidráulicos nas cores azul e cinza.

Veja mais projetos de apartamentos na Galeria da Arquitetura:

Apartamento Panamby, por Inside Arquitetura & Design

Apartamento VB, por F.studio arquitetura + design

Apartamento Ipiranga, por Bruno Moraes Arquitetura e Interiores

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2017
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área construída: 170 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados