Quando os proprietários desta ‘casa refúgio’ escolheram os arquitetos do Studio Saxe para desenhar seu projeto arquitetônico, pediram que ela se incorporasse totalmente ao seu exterior – um terreno em declive que desemboca em um riacho e está completamente rodeado pela mata da Província de Guanacaste, Nosara, Costa Rica.
Sob o comando do arquiteto Alejandro Gonzalez, a The Jungle Frame House foi construída com uma estrutura de 340 m² composta majoritariamente de steel frame de vidro. “Criamos um grande espaço com pé-direito triplo para ver das raízes das árvores até o céu, apreciando o alcance total da vegetação que cerca a casa”, comenta.
A área principal – formada pelas alas sociais – foi a única que ficou concentrada no solo do terreno, enquanto o átrio de entrada e os demais espaços ficam acima desse nível mais baixo e parecem flutuar.
Tudo está alojado dentro de uma ampla cobertura que propicia sombra e conforto. Grandes panos de vidro, quando abertos, trazem ventilação natural e aproximam o morador do ambiente natural.
A solução mais simples teria sido projetar um espaço que funcionasse com ar-condicionado. Porém, o arquiteto recorreu a outras estratégias para obter conforto térmico. Uma parede de persianas, por exemplo, filtra a luz que vem em direção à residência, e suas aberturas foram cuidadosamente posicionadas para permitir ventilação cruzada.
No quesito sustentabilidade, todos os materiais foram escolhidos para ter um impacto mínimo no local durante a construção. Gonzales também optou por usar teca certificada de reflorestamento para os elementos mais naturais da casa.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados