Logo Construmarket
Banner

Casa Naia

Casa Naia
A Casa Naia – localizada em Santa Teresa, na Costa Rica – está abraçada pela vegetação natural da região praiana. Por Studio Saxe. Imagens: Andres Garcia Lachner
Casa Naia
Casa Naia
Casa Naia
Casa Naia
Casa Naia
Casa Naia
Casa Naia
Casa Naia
Casa Naia

Clima praiano

Texto: Vitória Oliveira

A Casa Naia se trata de um oásis tropical com forro de madeira e telas que combina limites internos e externos conectando as pessoas à natureza. O Studio Saxe foi contratado para projetar duas casas de praia na cidade de Santa Teresa, na Costa Rica. “Decidimos misturar a selva tropical com as casas, criando um conforto bioclimático para que as pessoas possam desfrutar da experiência ao ar livre”, conta a equipe.

Conceito

Os ambientes internos se conectam com o exterior Foto: Andres Garcia Lachner 

Naia Um: é uma casa térrea que se fecha para a rua e se abre para um jardim interno com piscina criando espaços de lazer dentro que brincam com a luz. Situada a uma curta distância a pé da praia, a casa é composta por telhados generosos que criam abrigo e a possibilidade de viver no exterior dentro da natureza.

Naia Dois: é um telhado tipo guarda-chuva cria um átrio para desfrutar da luz natural e do ar livre. Volumes de quartos são então interceptados para criar uma separação entre espaços privativos e espaços comuns na casa de dois andares.

Ao criar uma linha de cobertura identificável, os arquitetos optaram por criar uma linguagem de arquitetura para grande e pequena escala. Telas e padrões de madeira são usados para criar luz solar e para proteger da chuva e das intempéries. O projeto é composto por áreas de estar leves e quartos privativos sólidos.

Sustentabilidade

Ao longo do dia, os espaços comuns são generosamente ventilados, bem como iluminados por luz natural que penetra, reduzindo assim o uso de energia por toda parte. À noite, as estruturas dos quartos mais íntimos e sólidos criam o recinto perfeito, permitindo a ventilação cruzada para maior conforto. As grandes linhas do telhado são usadas para coletar água que mais tarde é usada para irrigação do jardim por toda parte. A água quente é criada por painéis solares para uma estratégia de energia mais eficiente.

Materiais explorados

Os espaços principais são compostos por armações de aço leve que abrigam espaços abertos que acolhem a natureza em seu interior com longas telhas feitas de aço e revestidas de madeira. Superfícies feitas com madeira de teca reflorestada revestem a estrutura de aço e criam luz refratada ao redor dos ambientes. Os quartos, por sua vez, são de concreto tornando-os uma construção muito mais fechada e independente da estrutura principal de aço, atuando como um tipo de sistema que pode ser montado para fazer uma casa maior ou menor.

Escritório

  • Local: AL, Egito
  • Conclusão da obra: 2020
  • Área construída: 595 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados