Logo Construmarket
Banner

Casa Plana

Casa Plana
A Casa Plana – assinada pelo studio mk27 – foi construída com elementos sustentáveis e traços horizontais. Além disso, proporciona uma vista encantadora para a paisagem do entorno. Imagens: Fernando Guerra
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana
Casa Plana

Minimalista e sustentável

Texto: Vitória Oliveira 

A Casa Plana – projetada pelo escritório de arquitetura studio mk27 – está localizada em Porto Feliz (SP). Com 1.000 m² de área construída, os arquitetos exploraram a horizontalidade no projeto arquitetônico – técnica comumente utilizada pelo escritório.

A Casa Plana é um exercício de radicalização da horizontalidade e, discretamente, inserida a favor das curvas de nível Marcio Kogan

Inserida na parte mais alta do terreno, a casa ganhou traços retos, que lhe conferiram modernidade, além da extensa parede curva de tijolos aparentes que se destaca na fachada. “A Casa Plana é um exercício de radicalização da horizontalidade e, discretamente, inserida a favor das curvas de nível”, diz o arquiteto Marcio Kogan.

Programa

A concepção do projeto iniciou-se com a junção de duas caixas programáticas: uma com áreas de serviço, sala de TV, academia e brinquedoteca, e outra com o bloco íntimo, composto de cinco suítes dispostas uma ao lado da outra e com vista para a paisagem do entorno.

Dois volumes dão origem aos espaços programados da Casa Plana. Eles estão orientados ao Norte e ao Sul e correm paralelos um ao outro.

Nos mínimos detalhes

Todo o mobiliário do interior da residência – móveis baixos e maciços – foi escolhido com atenção aos mínimos detalhes. Eles foram distribuídos de forma a facilitar a circulação e, ao mesmo tempo, a contemplação de cada peça.

Na área externa, os arquitetos fixaram uma “poltrona” colorida no teto para que moradores e visitantes possam contemplar a paisagem.

A sala de estar é composta de painéis de correr de vidro que, quando abertos, transformam o ambiente em um amplo terraço Foto: Fernando Guerra

Materiais

Instaladas na cobertura, as placas solares e as janelas zenitais proporcionam iluminação natural aos cômodos. Ademais, o sistema de climatização aproveita ao máximo a ventilação natural em todas as fachadas.

A laje está fixada sobre paredes de sustentação, e pilares metálicos foram distribuídos modularmente em três eixos. Esses pilares homenageiam a arquitetura miesiana – projetos com proporções elegantes.

Destacando-se ao redor da residência, a parede sinuosa de tijolos separa os ambientes interno e externo. Com cheios e vazios, os elementos geram filtros de luzes com efeitos cinéticos ao passar do dia. Além disso, a textura da matéria-prima garante um ambiente acolhedor.

Telhado verde

A cobertura verde da laje mimetiza o gramado do jardim ao redor e contribui para o conforto térmico da casa. A cobertura de concreto fica escondida sob a grama.

 

Veja outras residências construídas com materiais sustentáveis:

Casa-Ateliê da Vila Charlote, por grupoDEArquitetura

Casa CR, por Obra Arquitetos

Residência CR, por Padovani Arquitetos + Associados

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2013
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área do terreno: 7000 m²
  • Área construída: 1000 m²

Ficha Técnica

  • Consultoria em Conforto Ambiental e Sustentabilidade: CTE
  • Engenharia Estrutural - Estrutura Metálica: afaconsult
  • Gerenciamento/Coordenação: Studio MK27
  • Projeto de Fundação: afaconsult
  • Projeto de Interiores: Studio MK27
  • Projetos de Instalações Hidráulicas/Elétricas: afaconsult
Veja outros projetos relacionados