O encontro de uma praia paradisíaca com a arquitetura impecável do studio mk27 só poderia resultar em um projeto singular, como aconteceu com a Casa na Areia.
Desenhada pelo premiado arquiteto Marcio Kogan, fundador do escritório, a morada está na praia de Itapororoca, em Trancoso. Entre ela e o deslumbrante mar azul do Bahia, insere-se uma densa mata que completa o cenário deslumbrante.
De acordo com Kogan, a residência apresenta-se como uma autêntica experimentação sobre a dissolução da arquitetura no espaço natural. Mais do que uma casa, trata-se de uma máquina sensorial na qual elementos como natureza, luz, sombra e o constante som do oceano tornam-se fundamentais.
A Casa na Areia foi edificada em um terreno de 6.570 m², mas sua área construída totaliza 819 m². Ela tem um programa funcional e reduzido, além de ser desprovida de espaços fechados que não sejam estritamente necessários.
Os ambientes básicos foram condensados em cinco volumes separados, cada qual com sua função: um para a cozinha, outro para o almoço, um para a sala e o quarto principal, e os dois outros para os demais quartos. Tais volumes foram colocados em paralelo, sobre um deck de madeira retangular alongado e ligeiramente elevado em relação ao solo.
Todo o projeto foi coberto por uma pérgola de eucalipto roliço rústico sustentada por 14 pórticos de madeira laminada. Nessa cobertura, foram criadas 12 aberturas retangulares que interrompem a continuidade e permitem a passagem das árvores preexistentes no terreno, bem como a entrada de luz natural e de sombras sugestivas que criam cenários espetaculares ao longo do dia, conforme a passagem do sol.
De acordo com o arquiteto, soluções como essas ajudaram a reduzir reduz a lacuna entre arquitetura e natureza e trouxeram permeabilidade ao projeto.
O studio mk27 assinou o projeto arquitetônico e de interiores. Integraram a equipe de Kogan: Marcio Tanaka (co-autor), Serge Cajfinger, Diana Radomysler e Pedro Ribeiro. O paisagismo é de autoria de Isabel Duprat.
Afastada da estrutura principal e mais próxima à praia, a piscina possui linhas curvas que lembram linhas naturais. Internamente, porém, ela possui linhas paralelas de dois sistemas de degraus opostos que partem de duas alças e se movem em direção à parte central formando uma área retangular livre.
A orientação da piscina é girada longitudinalmente em 45 ° em relação à estrutura principal, introduzindo um diálogo dinâmico com a casa e a praia.
Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:
Residência AD, por Anastasia Arquitetos
Casa Tarumã, por Laurent Troost Architectures
Casa Cosmos, por S-AR
Escritório
Termos mais buscados