Logo Construmarket
Banner

Casa FIO

Casa FIO
A espaçosa Casa FIO desafia tradições arquitetônicas invertendo a distribuição esperada: quartos no térreo e uma sala de estar envidraçada à altura das copas das árvores. Imagens: Fernando Guerra
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO
Casa FIO

Percursos esculturais

Texto: Ana Marquez

A Casa FIO é mais uma criação do studio mk27, realizada em 2015. Com 1.100 m² de área construída, esse ousado projeto residencial está localizado em São Paulo e traz, desde a entrada, percursos arquitetônicos esculturais, que abraçam seus moradores.

Delicadeza e integração

O caminho da Casa FIO estende-se pelo jardim térreo, iniciando-se por uma rampa graciosa que leva ao deck de madeira. Lá, a decoração com poltronas coloridas e uma fogueira é convidativa.

Este local ao redor do fogo no chão foi desenvolvido para reuniões, festas em família ou qualquer outro tipo de evento, atuando também como extensão da sala de estar, que é toda envidraçada.

Para quem está na sala, é possível observar – pois ela está situada no nível das copas das árvores – as pitangueiras lá foram enfeitadas com luminárias pendentes. O vidro da sala protege dos ventos quando necessário, mas permite uma integração visual constante com o exterior. Além disso o ambiente conta com forro de madeira clara, o que deixa o ambiente leve e aconchegante. Esse mesmo material foi utilizado na construção da materialidade da fachada.

“Graças ao pano de vidro feito com caixilhos deslizantes, a área de estar fica integrada com a paisagem do entorno”, enfatiza o arquiteto Marcio Kogan.

Distribuição dos ambientes

A partir da janela da sala, também é possível observar o jardim externo e a rampa de acesso, ou seja, o percurso arquitetônico. Já a área íntima está localizada no andar térreo, em relação direta com o jardim e com a piscina. O final das escadas, no topo, acaba em um jardim que está na altura dos galhos.

A sala de estar mantém integração visual com a área externa. Além disso, o uso de madeira clara no forro fez com que o ambiente ficasse leve e aconchegante Foto: Fernando Guerra

As portas se abrem de acordo com a necessidade climática dos moradores. O guarda-corpo, feito de vidro, traz segurança sem precisar criar nenhum obstáculo ou interferência na relação entre o exterior e o interior.

O piso da cozinha, do lavabo e da circulação vertical é o mesmo e completa o programa.

No nível dos dormitórios, os brises-soleils feitos de madeira ajudam a filtrar a luz do dia para o interior do projeto, criando a sensação de conforto térmico para os moradores mesmo nos dias mais quentes.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2010
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área do terreno: 1.370 m²
  • Área construída: 1.100 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados