Logo Construmarket
Banner

Casa na Areia

Casa na Areia
Fazendo jus a seu nome, esta morada está localizada na areia da praia de Itapororoca (BA) e, graças à arquitetura impecável do studio mk27, estabelece total simbiose com a natureza. Seu programa está distribuído em cinco volumes discretos e harmoniosos. Imagens: Fernando Guerra
Casa na Areia
Casa na Areia
Casa na Areia
Casa na Areia
Casa na Areia
Casa na Areia
Casa na Areia
Casa na Areia
Casa na Areia
Casa na Areia

Parte da paisagem

Texto: Juliana Bernardino

O encontro de uma praia paradisíaca com a arquitetura impecável do studio mk27 só poderia resultar em um projeto singular, como aconteceu com a Casa na Areia.

Desenhada pelo premiado arquiteto Marcio Kogan, fundador do escritório, a morada está na praia de Itapororoca, em Trancoso. Entre ela e o deslumbrante mar azul do Bahia, insere-se uma densa mata que completa o cenário deslumbrante.

De acordo com Kogan, a residência apresenta-se como uma autêntica experimentação sobre a dissolução da arquitetura no espaço natural. Mais do que uma casa, trata-se de uma máquina sensorial na qual elementos como natureza, luz, sombra e o constante som do oceano tornam-se fundamentais.

Cinco volumes, uma cobertura

A Casa na Areia foi edificada em um terreno de 6.570 m², mas sua área construída totaliza 819 m². Ela tem um programa funcional e reduzido, além de ser desprovida de espaços fechados que não sejam estritamente necessários.

Os ambientes básicos foram condensados em cinco volumes separados, cada qual com sua função: um para a cozinha, outro para o almoço, um para a sala e o quarto principal, e os dois outros para os demais quartos. Tais volumes foram colocados em paralelo, sobre um deck de madeira retangular alongado e ligeiramente elevado em relação ao solo.

Todo o projeto foi coberto por uma pérgola de eucalipto roliço rústico sustentada por 14 pórticos de madeira laminada. Nessa cobertura, foram criadas 12 aberturas retangulares que interrompem a continuidade e permitem a passagem das árvores preexistentes no terreno, bem como a entrada de luz natural e de sombras sugestivas que criam cenários espetaculares ao longo do dia, conforme a passagem do sol.

De acordo com o arquiteto, soluções como essas ajudaram a reduzir reduz a lacuna entre arquitetura e natureza e trouxeram permeabilidade ao projeto.

O studio mk27 assinou o projeto arquitetônico e de interiores. Integraram a equipe de Kogan: Marcio Tanaka (co-autor), Serge Cajfinger, Diana Radomysler e Pedro Ribeiro. O paisagismo é de autoria de Isabel Duprat.

Linhas orgânicas

Afastada da estrutura principal e mais próxima à praia, a piscina possui linhas curvas que lembram linhas naturais. Internamente, porém, ela possui linhas paralelas de dois sistemas de degraus opostos que partem de duas alças e se movem em direção à parte central formando uma área retangular livre.

A orientação da piscina é girada longitudinalmente em 45 ° em relação à estrutura principal, introduzindo um diálogo dinâmico com a casa e a praia.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Residência AD, por Anastasia Arquitetos

Casa Tarumã, por Laurent Troost Architectures

Casa Cosmos, por S-AR

Escritório

  • Local: BA, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área do terreno: 6570 m²
  • Área construída: 819 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados