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Sportheca

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Assinado pelo Studio MEMM, o projeto da Sportheca, em São Paulo, recorreu a materiais e cores relacionados à marca, buscando transmitir percepção de futuro e performance, mas também acolhimento. Imagens: Marcelo Macedo
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Esporte em pauta

Texto: Giullia Souza

Como transpor os atributos de uma marca esportiva e tecnológica para um projeto de arquitetura? Essa foi a premissa do Studio MEMM no processo de desenvolvimento da sede da Sportheca, uma empresa de inovação e tecnologia em esportes localizada em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.

De acordo com Marcelo Macedo, titular do escritório, são temas que requerem criatividade para a junção adequada entre cada um deles, explorando o que os conecta. “Escolhemos um sistema de soluções, de materiais e de cores que transmitissem percepção de futuro e performance; ao mesmo tempo, o prédio precisava de senso de acolhimento, funcionar como um polo criativo, onde os profissionais desenvolvessem lado a lado os produtos para o avanço do esporte", expõe.

Caminhos internos

O DNA da Sportheca foi incorporado ao prédio de três pavimentos com ambientes de trabalho coletivo preexistentes. O projeto reúne a maior parte das intervenções no térreo, dispondo de espaço de “respiro” para profissionais e reorganizando os fluxos na recepção.

Um corredor com iluminação linear se transforma em um túnel que exibe os elementos expostos no laboratório, com grama sintética em paredes e no piso Foto: Marcelo Macedo

Já no primeiro contato, o visitante ou colaborador vê chapas metálicas que remetem a figuras esportivas. Conforme conta o arquiteto titular, um painel artístico conta o histórico do avanço da categoria, narrativa que se encerra assim que se entra na área de laboratórios da empresa, onde são descobertos alguns dos próximos passos da evolução tecnológica.

Na sequência, um corredor com iluminação linear se transforma em um túnel que exibe os elementos expostos no laboratório, com grama sintética em paredes e no piso, e acaba no acesso para o pavimento superior.

Os espaços de trabalho ganharam acabamentos e cores relacionados à marca, como silhuetas metálicas em ACM e iluminação LED, logotipos em aço carbono com pintura esmaltada e letra caixa.

O tempo entre projeto e obra foi de quatro meses e, nesse período, o escritório lidou, não só com os desafios de identidade, como encarou as demandas comuns provocadas pela pandemia, como orçamento e prazos curtos.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2021
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