Com localização privilegiada – no bairro Little Tokyo, na Indonésia – o restaurante Iron Fist tem 300 m² de área construída e elementos que remetem à cultura chinesa.
Atrativa aos olhos de jovens e turistas, a fachada do restaurante chinês é composta por paredes de vidro e painéis de alumínio coloridos, que conferem um toque despojado ao projeto do Studio Kota Architecture.
A alta procura por lugares alternativos, descolados, ao ar livre e fora dos grandes shoppings inspirou o time de arquitetos. “Durante a era pós-covid, as pessoas têm preferido lugares abertos. E essa é uma grande oportunidade para o Iron Fist fazer parte desse movimento de revitalização e popularidade”, conta a equipe do escritório.
Durante a era pós-covid, as pessoas têm preferido lugares abertos. E essa é uma grande oportunidade para o Iron Fist fazer parte desse movimento de revitalização e popularidade Equipe do escritório
A parede e o teto em concreto aparente ficaram expostos e se tornaram o grande destaque do projeto, já que pintura das paredes foi removida, sendo possível observar outras camadas de pinturas antigas. A proposta era encontrar estéticas características do edifício original.
Enquanto a beleza inerente se torna o principal atrativo deste projeto, os elementos coadjuvantes vêm através das peças de aço, material que busca enaltecer a antiga estrutura de concreto.
Os elementos de aço, como as cantoneiras, foram bastante explorados neste projeto, juntamente com outros materiais crus, sem acabamento. A ideia é introduzir materiais simples e não pretensiosos no espaço existente.
As fachadas de vidro dos dois pavimentos são afastadas da fachada original para criar um espaço semiaberto maior para os frequentadores. No térreo, o recuo abre um espaço de transição que funciona como área de estar e balcão de retirada de pedidos. Um recuo maior no nível superior permite um espaço semiaberto mais amplo para o bar e para as mesas.
Assentos internos e salas privativas são acomodados na parte interna do andar superior. As faixas amarelas de vinil são usadas como divisórias flexíveis para se adaptar às diferentes configurações de salas. A reforma incluiu também a melhoria do sistema mecânico e hidráulico existente, além da substituição da antiga escada por uma nova de aço.
O espaço do bar é aberto e arejado no nível superior. O piso de cascalho é apresentado para trazer uma sensação de ar livre para a área de estar semiaberta. Além disso, as caixas de neon foram introduzidas em todos os níveis do restaurante para serem o ponto principal do projeto. A seleção de cores é baseada na identidade visual do Iron Fist.
Veja outros restaurantes na Galeria da Arquitetura:
Restaurante Cebicheria, por Mínima Arquitetura
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados