Logo Construmarket
Banner

V2 House

V2 House
A combinação homogênea de simplicidade e modernidade resultou no projeto de reforma da V2 House, assinado pelo Studio Guilherme Torres. Imagens: MCA Estúdio
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House
V2 House

Morada contemporânea

Texto: Vitória Oliveira

O projeto de reforma da V2 House – localizada em São Paulo – foi desenvolvido pelo Studio Guilherme Torres. O projeto original é de 1960 e foi construído pelos avós do morador, um jovem DJ e produtor musical.

Antes da reforma, a casa de 1.100 m² apresentava um estilo neoclássico e uma planta muito compartimentada. O primeiro passo para reorganizar o layout foi a distribuição e a integração dos espaços.

Por dentro

Após a reforma, a morada ganhou ambientes totalmente integrados, grandes vãos e novas estruturas que a transformaram em um projeto contemporâneo. Tudo muito sintonizado com o morador.

Os ambientes da morada foram organizados em dois volumes: um no térreo e outro no primeiro andar. No térreo estão salas de estar, lareira e jantar, lavabo, área de serviços e o amplo espaço de lazer com deck e piscina.

E no pavimento superior, as quatro suítes – sendo uma principal com closet e terraço. Ainda no andar, os painéis perfurados de metal permitem a visualização do interior para o exterior e, ao mesmo tempo, garantem a privacidade interna.

“Buscamos priorizar uma residência com espaços amplos e integrados para torná-la contemporânea e adequada ao gosto do proprietário”, conta a equipe de arquitetos.

Sala de estar com lareira Foto: MCA Estúdio

O mobiliário contemporâneo foi inteiramente desenhado pelo arquiteto. Os sofás modulares revestidos em tecido e couro no living e na sala com lareira podem ser reorganizados e reconfigurados para atender às necessidades do proprietário a qualquer momento.

A mesa de jantar – que propositalmente é acompanhada apenas por uma cadeira singular – atrai a atenção dos visitantes.

Materiais

Para conferir traços despojados e modernos, os arquitetos exploraram materiais resistentes, como concreto, mármores brancos e painéis de madeira de ébano – além dos vidros, que amplificam a entrada de ventilação natural em todos os ambientes.

Adega

“O vinho é uma das maiores paixões do proprietário fora de seu trabalho, portanto, a adega é uma característica essencial da residência”, explica a equipe.

As paredes ebanizadas ocultam portas e espaços, como a adega, que é separada do escritório por painéis de acrílico que acomodam os vinhos.

Veja outros projetos contemporâneos na Galeria da Arquitetura:

Canal House, por studio mk27

Casa de Fazenda, por InTown Arquitetura e Construção

Casa AM, por Plareng

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área construída: 1.100 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados