Logo Construmarket
Banner

Boteco Kery

Boteco Kery
O Boteco Kery, desenvolvido pelo Studio Guilherme Torres, traz para os moradores da cidade de Londrina (PR) uma proposta diferente de cardápio e lazer. Imagens: Denilson Machado – MCA Estúdio
Boteco Kery
Boteco Kery
Boteco Kery
Boteco Kery
Boteco Kery
Boteco Kery

Uma proposta diferente de lazer

Texto: Ana Marquez

O projeto do Boteco Kery, desenvolvido pelo escritório Studio Guilherme Torres, é uma filial de uma rede de restaurantes famosa na cidade de Londrina (PR), onde está localizado. O objetivo do cliente era trazer uma proposta diferente de cardápio.

O bar está dentro do Ecomercado Palhano e os seus proprietários queriam um lugar que estivesse integrado a uma paisagem maior. “Atendendo a esta solicitação e estudando as limitações espaciais do box, desenvolvemos um projeto que convida o público a participar desta proposta”, comenta o arquiteto Guilherme Torres.

Layout em boxes

A concepção que o escritório escolheu foi criar uma caixa e fechar a cozinha. Eles queriam que fosse o mais aberto possível aos consumidores. Tudo fluiu de forma rápida.

A cozinha conta com 22m² de área construída e foi desenvolvida de forma compacta e funcional, inteiramente forrada em inox para facilitar a limpeza e totalmente aberta para promover maior integração visual com o cliente. A área pública foi projetada para dentro do box, criando a relação de lugar pretendida pelo projeto.

Toda a cozinha foi forrada externamente em madeira de demolição, com retalhos e réguas irregulares Foto: Denilson Machado - MCA Estúdio

Toda a cozinha foi forrada externamente em madeira de demolição, com retalhos e réguas irregulares, gerando um rico contraste com o inox que forra todo o interior da cozinha. O piso externo é em ladrilho hidráulico, proveniente de estoque não aproveitado de fornecedores, criando um mosaico bastante inusitado no piso. O estilo contemporâneo predomina.

O fundo do box é forrado em fórmica lousa na cor verde que serve de painel para escrever todo o cardápio e sugestões do dia do boteco. Essa lousa ajuda a esconder o armário funcional que abriga estoque e cilindros de gás para a máquina de chopp.

O projeto foi pensado para priorizar a reciclagem de materiais e evitar o desperdício, que foi observado no revestimento em réguas irregulares de pinus no exterior da cozinha e no revestimento do piso em ladrilho hidráulico proveniente de reaproveitamento de estoque.

O diferencial do projeto é a exploração de materiais não-nobres no sentido de revestir uma cozinha de pinus de várias medidas distintas externamente, - enquanto internamente é toda de aço inox. O piso deveria apenas receber uma marcação, além disso, foi utilizado o ladrilho hidráulico.

 

Veja outros projetos de bares publicados na Galeria da Arquitetura:

Riba;
Bar Raval;
Otacílio Bar Gastrô;
Bar Mundial.

Escritório

  • Local: PR, Brasil
  • Conclusão da obra: 2011
  • Área do terreno: 58 m²
  • Área construída: 58 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados