A primeira loja conceito da marca de maquiagem Kryolan aberta no Brasil se manifesta como um projeto arquitetônico totalmente comprometido com a identidade da empresa, cujo universo respira beleza e modernidade. Segundo os autores Gustavo Paschoalim e Paulo Azevedo, arquitetos do Studio GPPA, o espaço de 220m² localizado na luxuosa rua Bela Cinta, em São Paulo, mantém o aspecto visual das filias internacionais.
“O objetivo era criar um design diferenciado, que realmente marcasse a primeira loja do país, mas, sobretudo, enfatizasse a personalidade da grife alemã”, eles expõem. Foi a partir disso que os profissionais conceberam uma fachada chamativa, com material espelhado, cujas peças hexagonais correspondem aos seis pontos de atuação da Kryolan. “Fomos buscar essas referências para traduzir isso no espaço”, explicam.
Outro desafio dos arquitetos foi reformar o local dentro de um prazo restrito, considerando alguns serviços que precisavam ser executados, como reforço estrutural, reposicionamento da estrutura metálica, assim como a reparação de toda a infraestrutrura básica de água, luz e ar-condicionado. “A obra exigiu muita engenharia, mas conseguimos entregar tudo isso em apenas 40 dias”, contam Paschoalim e Azevedo, ressaltando que a Loja Kryolan ainda foi setorizada para receber as áreas destinadas aos clientes, aos funcionários – o estabelecimento também abriga o escritório da marca no Brasil –, e à armazenagem de produtos.
No mercado há 60 anos, a marca surgiu logo após o término da Segunda Guerra Mundial, com a fabricação de produtos direcionados aos maquiadores do teatro e do cinema, que, depois de tanto tempo com as portas fechadas, tinham sido reabertos ao público.
O desenho da máscara – tipicamente associada ao teatro – é o símbolo da empresa e, por conta disso, segue estampando as vitrines e os diversos balcões espalhados pela loja. Como outros setores incorporaram os produtos da marca, por exemplo a moda, a fotografia e a televisão, muitas imagens e objetos representam essas esferas em nichos excepcionalmente bem iluminados, posicionados acima do mostruário.
O design da primeira loja conceito da Kryolan no Brasil se destaca pela marcenaria executada com técnicas especiais e mesa de modelagem a vácuo, que evidenciam a modernidade do projeto. Partindo desse conceito, os tampos dos displays e o balcão foram revestidas por um material conhecido como Corian, da empresa DuPont, cuja superfície não porosa e com emendas invisíveis facilita a assepsia, além de manter a temperatura amena por seu aspecto aveludado, diferente da manipulação de produtos em tampos de vidros gelados.
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