Em apenas três meses, a arquiteta Michele Cabanelas e a designer de interiores Ana Carolina Rogoginsky, sócias do Studio Deux, renovaram a decoração desta residência que fica em Alphaville (SP). Levando em conta a história dos moradores – que são cariocas e estavam de mudança para São Paulo –, as profissionais uniram o estilo de vida despojado da Cidade Maravilhosa com o requinte paulista.
A partir dessa proposta, a Residência AG privilegiou as áreas externas, sobretudo ao redor da piscina. Desenhando sobre o gramado, o deck de madeira cria um caminho agradável que conduz ao gazebo acortinado, bem como às áreas cobertas onde ficam a varanda e a cozinha gourmet.
Esse espaço coberto desfruta de vãos livres que reforçam a integração com o lado de fora da casa. Devido à forte insolação, apenas as aberturas da cozinha gourmet seguem protegidas. No entanto, em vez de paredes que prejudicariam definitivamente a conexão com o exterior, as profissionais optaram por toldos como uma solução mais flexível.
No interior da residência aplicou-se o mesmo conceito de integração. Dessa vez, portas de correr de vidro conectam física e visualmente a cozinha e as salas de estar e jantar ao espaço externo.
Sem alterar a estrutura ou o layout da Residência AG, Cabanelas e Rogoginsky ficaram incumbidas de melhorar a decoração da morada. Diante disso, elas utilizaram materiais atuais para conferir um estilo mais moderno ao projeto. Como exemplo, os revestimentos da cozinha (patchwork branco e cinza), bem como da sala de jantar e do espaço gourmet (brick cor tijolo claro e azulejo preto). “Eles dão rusticidade aos ambientes”, afirmam.
Outros elementos contemporâneos foram incorporados ao projeto, sobretudo, no que diz respeito à iluminação. “O que existia era ineficiente e sem nenhuma personalidade. Então decidimos destacar os principais pontos de todos os ambientes, trazendo um diferencial para a decoração”, contam as autoras. Em cobre, as arandelas adornam o espaço gourmet, enquanto os pendentes ocupam o pé-direito da lareira. Sobre a mesa de jantar, pendentes arredondados têm contornos mais sofisticados.
Mas é na sala de estar que se encontra o maior destaque luminotécnico da Residência AG. Trata-se de um painel vazado branco, com trançado semelhante aos muxarabis, que ganhou iluminação em LED na parte posterior e apenas em suas bordas. A solução proporciona uma luz quente e aconchegante ao espaço.
Também foi dado um toque de mordenidade à sala da lareira. De acordo com Cabanelas e Rogoginsky, a estrutura já existia, porém, sua forma tradicional destoava do novo projeto de decoração. Para dar unidade ao espaço, elas subiram uma estante alta em laca branca e do outro lado, revestiram a parede com brick, realçando a área que estava esquecida.
Escritório
Termos mais buscados