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Escritório Syngenta

Escritório Syngenta
Localizada em uma grande região empresarial de São Paulo, a nova sede da Syngenta é capaz de gerar – a todo o tempo e em cada ambiente – uma mistura entre rural e urbano de forma intuitiva. Por Studio BR. Imagens: Maíra Acayaba
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Campo na cidade

Texto: Giullia Souza

Localizada em uma grande região empresarial de São Paulo, a nova sede da Syngenta é capaz de gerar – a todo o tempo e em cada ambiente – uma mistura entre rural e urbano de forma intuitiva. Esta conexão com o campo era de necessidade incontestável: a suíça Syngenta é líder global em desenvolvimento de tecnologias para o mercado agrícola e desempenha papel vital na cadeia de alimentos.

Multinacional presente em mais de 90 países, a Syngenta atribuiu ao Studio BR a responsabilidade de assinar seu novo endereço. Para implementar o projeto em uma área com mais de 6.000 m², distribuídos em três pavimentos, o desenvolvimento precisou acontecer em etapas detalhadas. Todo o trabalho teve como base a Workxperience® – metodologia criada pelo escritório de arquitetura baseada no estudo profundo da marca de cada cliente.

A partir de dados obtidos em pesquisas direcionadas aos times de todos os setores, o Studio BR chegou a números valiosos, que deixaram claras as demandas da empresa e embasaram a criação do programa. A partir desse resultado, surgiram ambientes que atendem a necessidades e tarefas específicas de cada equipe. “O objetivo desta metodologia é transformar a vida das pessoas por meio do espaço. Por isso, estudamos as premissas e desenhamos tudo sob medida. A ideia é proporcionar mais conforto e bem-estar aos funcionários e, consequentemente, gerar aumento da produtividade”, conta a arquiteta Bruna de Lucca.

Para otimizar a extensa área e dar forma ao escritório, foram criadas 15 tipologias: staff, sala de reunião, sala de conferência, meeting base, focus room, hub, touchdown 1, touchdown 2, flex room, booth, elemento vazado, hot desk, work café, quiet room e flex space. Apesar da variedade, esta gama de tipos tecida pelos arquitetos leva a um só caminho: proporcionar foco a cada usuário – esteja ele desenvolvendo atividades individuais ou colaborativas.

Entretanto, garantir bem-estar e produtividade não era a única missão do Studio BR. Tendo “imersão” como uma das palavras mais significativas no processo de concepção do projeto, a equipe de arquitetura se preocupou em inserir a essência do campo e do agricultor por meio de materiais genuínos, texturas realistas e estampas da natureza, além do design autoral de móveis e marcenarias. “Já no hall de elevadores, trazemos características da Syngenta a partir de elementos que representam o campo”, conta Bruna.

Painéis de plantas preservadas também aparecem nos elementos vazados. Rotativos, ora são lousa, ora vegetação Foto: Maíra Acayaba

Sobre o lounge em arco que abriga a recepção, mais de 1.000 cordas de sisal e cordas navais iluminadas remetem à beleza e uniformidade das plantações de trigo. No chão, o tapete de tema biofílico e o piso vinílico com estampa marmorizada completam a experiência de chegada.

Em um tour pelos três pavimentos, é possível entender a ideia de “look and feel” aplicada a cada um dos produtos que são pauta e combustíveis diários da Syngenta. Em locais de encontro, tons de verde remetem às nuances dos campos. Nas salas criativas, forros com muxarabis e peneiras suspensas fazem alusão ao delicado processo de colheita manual. Aliados aos forros acústicos, painéis de plantas preservadas com alto poder absorvente contribuem para o isolamento imprescindível dos ambientes.

Ainda a fim de representar as principais culturas da empresa no Brasil, o amarelo dourado e o laranja – aplicados às formas triangulares – remetem ao milho e à soja em áreas de troca e convivência. Completando a paleta de cores e materiais, madeira e tons pastel levam equilíbrio às conexões e aos espaços.

Entre os produtos carros-chefes da Syngenta – escalados para a base conceitual de “look and feel” –, o algodão certamente é o mais delicado. Seu aspecto leve foi referência para o desenvolvimento e implantação de elementos de design capazes de tornar os ambientes mais aconchegantes.

Por considerar flexibilidade e mobilidade os principais pilares do programa, o site tem 100% de posições não demarcadas, deixando os colaboradores livres para escolherem seus postos de acordo com o dia e o tipo de trabalho.

Aprimorando a simplicidade e imponência dos produtos retratados na sede urbana, a luz natural e as luminárias de led contribuem para a experiência, o desempenho e as sensações transmitidas aos visitantes e colaboradores através da arquitetura. “Temos variedade de texturas, madeira, marcenaria e vidros, que dão permeabilidade visual às divisórias. E trouxemos alguns itens diferentes para fazer alusão à marca, como o muxarabi e as cestas nos tetos, além do paisagismo e materiais mais usuais como gesso, metal e aço”, afirma Bruna.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2019
  • Conclusão da obra: 2020
  • Área construída: 6000 m²

Ficha Técnica

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