A Ultragaz – maior distribuidora de gás liquefeito de petróleo no Brasil – ganhou uma nova sede com projeto de arquitetura desenvolvido pelo Studio BR Arquitetura. Para formatar sua proposta de um escritório que comunicasse o propósito e história da empresa, a equipe de arquitetura partiu de uma grande imersão na marca.
Com 3.800 m², localizado no bairro Bela Vista, em São Paulo, o projeto teve como ponto de partida elevar a qualidade e o destaque do próprio edifício, que não possui forro e cujas infraestruturas são aparentes, focando também em elevar a luz natural oriunda de janelas perimetrais e centrais.
A nova sede tem como principal atributo a flexibilidade, com um layout caracterizado por combinar as áreas de foco e colaboração. Para elevar a diversidade de tipologias de apoio para trabalho colaborativo, que antes se resumia apenas a salas de reunião comum e vizinhanças de trabalho isoladas, criaram-se pontos de foco ligados em paredes estruturais, para obter acústica máxima, e garantiram-se fluxos fluidos entre os demais espaços de trabalho e encontro.
Para transformar o imóvel em um ambiente alinhado ao perfil inovador da empresa, utilizou-se estratégias de workplace: o branding foi aplicado a arquitetura e tipologias workxperience foram adotadas, através de acessos em formato de túnel que conduzem ao ecossistema de trabalho híbrido e misto em funções. Dessa forma, os espaços de foco foram distribuídos estrategicamente, mas sem perder a conexão com as áreas de inovação e colaboração inspiradoras.
Os espaços de trabalho, otimizados para atender ao modelo híbrido de trabalho e garantir protagonismo aos colaboradores, permitem que cada pessoa escolha como e onde deseja trabalhar no dia em que for ao site, em especial porque todos os espaços são ergonômicos e dimensionados corretamente para garantir conforto e desempenho a todos.
Predominantemente, a madeira foi bastante explorada para suavizar a paleta de cores e humanizar mais os espaços, e muita biofilia para agregar qualidade e conforto ambiental ao projeto. Além disso, adotou-se no design tubulações coloridas, que remetem ao caminho que o gás percorre. Personalizados para criar fluidez, inspiração e inovação, eles definem o ponto de encontro e os locais de co-criação dos espaços.
O destaque fica para o paisagismo aéreo, presente nos booths de reunião para elevar o bem-estar e o contato com a natureza. O verde é presente para além das espécies de plantas, mas em soluções sustentáveis.
Foram escolhidos materiais e fornecedores que já atuam com percentual elevado de produtos reciclados, e peças plásticas e compostos foram substituídas por madeira certificada para garantias de reflorestamento. A iluminação, toda em LED, fornece otimização energética ao site.
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