O Apartamento 33, localizado em Curitiba (PR), é um projeto arquitetônico de reforma de interiores idealizado pelo Studio Boscardin.Corsi Arquitetura. A sua concepção partiu do objetivo de criar algo que fugisse das linhas tradicionais.
“Os proprietários estavam inspirados, o que nos fez mergulhar de cabeça nas referências que eles nos traziam, mas sempre tentando ir além. Trouxemos um pouco dos países nórdicos para o Brasil por meio de conceitos do design escandinavo, como a atmosfera minimalista, os tons claros e o uso da madeira e de outros materiais naturais”, relata a arquiteta Ana Carolina Boscardin.
A maior dificuldade enfrentada pelo escritório de arquitetura foi a metragem do apartamento, que é bem compacto. “É difícil projetar tendo de levar em consideração cada centímetro. Optamos pela solução de não fechar o espaço com mobiliários, mas sim deixar uma planta fluida e com menos objetos”, explica.
Assim, na reforma do Apartamento 33, as paredes que segmentavam os ambientes, como, por exemplo, a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar, foram eliminadas de modo a abrir o espaço. Todos os revestimentos, louças e metais dos banheiros também foram trocados. No escritório, foram alteradas as posições dos pontos elétricos e hidráulicos e executado um novo projeto de iluminação.
Nos banheiros, a iluminação, além de funcional, ganhou toques elegantes, com um pendente e uma lâmpada defletora no lavabo e uma arandela de camarim na suíte.
Na verdade, todo o projeto de iluminação do Apartamento 33 é intimista. Foram concebidas pequenas soluções como essas já citadas, sempre com peças posicionadas de modo a conferir charme e aconchego aos ambientes.
Na sala de estar, foram instalados trilhos com iluminação direcionável. O toque inovador fica por conta do pendente ao lado do sofá, composto apenas por fio e lâmpada.
“No quarto do casal, o destaque é o neon, com uma frase muito significativa para eles. O restante de luz é apenas na cabeceira e uma luminária na cômoda. Assim, o ambiente fica mais escuro e íntimo”, comenta a arquiteta.
“O projeto nasceu com a ideia de fazer a diferença, de apresentar um novo estilo e conceito de apartamento. E o grande diferencial é o design escandinavo, já que não é um estilo tipicamente brasileiro”, diz Boscardin.
Para obter essa releitura escandinava no Apartamento 33, os arquitetos traçaram ambientes abertos e arejados e se utilizaram base neutra, limpa e atemporal, de móveis soltos e versáteis, com apelo estético, e de vigas em madeira natural com os seguintes revestimentos: madeira no piso (porcelanato), madeira branca desgastada na parede (porcelanato), ladrilho hidráulico no piso do lavado e cerâmicas, tons de parede aconchegantes e cimento nas paredes do quarto de casal.
A cozinha agora está integrada às salas e tem um estilo delicado, quase provençal, que harmoniza com a parede em porcelanato. O destaque é que, ao integrar a cozinha, o projeto de design de interiores definiu um móvel solto, com rodízios, que servisse de apoio tanto à cozinha quanto à sala de jantar.
“Um apartamento limpo, multifuncional, cheio de design, com brincadeiras entre texturas e cores e desenho do mobiliário leve e delicado. São as características que marcam o projeto”, conclui a arquiteta.
Escritório
Termos mais buscados