
A materialidade do Ícaro Jardins do Graciosa é tão natural quanto as floreiras que envolvem suas varandas. Com 21 unidades de apartamentos, o primeiro empreendimento assinado pelo Studio Arthur Casas em Curitiba (PR) é composto por três torres ancoradas ao lado de um bosque e de um golf clube.
Antes do desenvolvimento do projeto, muitos estudos e tecnologia avaliaram o lote e as possibilidades. As principais premissas eram aproveitar ao máximo a iluminação natural e garantir privacidade aos apartamentos, impedindo que as torres sombreassem umas às outras e evitando o contato visual entre os apartamentos.
As contínuas linhas horizontais – e a ventilação cruzada – são reforçadas pela parede de cobogó, especialmente desenhado pelo Studio na entrada. Marcante e presente em toda a estrutura, a brutalidade do concreto aparente é contraposta pela madeira nos espaços internos e pelo vidro na fachada.
Pautado pelo conceito de permeabilidade e transparência, o residencial redefine conceitos tradicionais ao trazer uma noção de escala que mais remete a uma casa, tamanha a privacidade, integração e amplitude de suas dependências.
Livres para adaptação aos diferentes programas de necessidades dos moradores, as plantas que se abrem para a paisagem sulista são flexíveis e diluem barreiras, permitindo a circulação em quase todo o perímetro dos pavimentos.
De acordo com o escritório, a busca pela integração entre arquitetura e paisagismo foi efetivada através do projeto de Renata Tilli, que deu protagonismo às áreas verdes e à vegetação alastrada verticalmente pelos andares, marca da identidade do conjunto.
Escritório
Termos mais buscados