A nova extensão da Nanyang Primary School, escola de educação primária em Singapura, é marcada por uma estética lúdica. Concebido pelo escritório studio505 em parceria com a LT & T Architects, o projeto arquitetônico é dominado pelas faixas coloridas que percorrem as curvas das fachadas do edifício. Em seu interior, conforma-se uma ampla praça pública a céu aberto. De acordo com os arquitetos, esse foi o principal objetivo da intervenção: proporcionar um espaço público onde os alunos pudessem interagir fora das salas de aula.
Parte do campus da escola primária de Nanyang foi demolida, pois não se identificava com o universo infantil, nem possuía instalações adequadas aos atuais padrões de ensino. Além disso, os edifícios existentes estavam posicionados e desenhados em desarmonia com a declividade natural do terreno, dispostos paralelamente à via pública e perpendicularmente à inclinação da colina. Por conta disso, criou-se uma barreira pouco convidativa quando vista da entrada. Atrás da construção, as encostas íngremes formavam espaços inutilizáveis, que impossibilitavam o convívio entre os estudantes.
Assim, na concepção da nova extensão da Nanyang Primary School, os projetistas do studio505 adotaram como premissa a criação de um espaço comunitário, generoso e aberto, que tirasse proveito da topografia do lote.
O antigo imóvel cedeu lugar a expressivos volumes – dispostos ao longo do declive e perpendiculares à passagem da rua –, que se acomodam perfeitamente à inclinação natural da gleba.
O conjunto se desenvolve em torno de um grande pátio interno – que os arquitetos chamam de vale central. Peça-chave no projeto, ele direciona a entrada e orienta a circulação dos usuários. Suavemente, o vazio atrai o visitante até o aclive e revela, nesse percurso, o pátio aberto. Segundo os arquitetos, o espaço foi concebido para estimular o pensamento livre, ativo e desinibido, levando alegria e emoção para as crianças e para os docentes.
Da entrada, não é possível observar o conjunto por completo, devido à curva estrategicamente criada no corredor central, onde se encontra uma grande escadaria, enfeitada pela vegetação. Esse elemento conduz os alunos às salas de aula e ao pequeno anfiteatro destinado às atividades ao ar livre.
A horizontalidade da Nanyang Primary School é contrabalanceada pela verticalidade da escada e das colunas amarelas, que sustentam as passarelas responsáveis pela ligação dos corredores das salas.
Através das janelas, as crianças conseguem observar as listras coloridas que percorrem toda a fachada, como um arco-íris. Esse efeito é obtido por meio da aplicação de tinta de emulsão sobre perfis de concreto pré-moldado e com o uso de prateleiras de alumínio colorido.
Escritório
Termos mais buscados