Para garantir personalidade e tornar a casa – localizada no litoral sul de Santa Catarina – atemporal, o escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura e Incorporação optou pela volumetria diferenciada e projetou a residência para ser implantada a 45 graus do terreno elevado. Assim, a residência está voltada para o norte. A piscina merece destaque por sua amplitude e está à frente da morada de formato em ‘U’.
A fachada foi estruturada com um jogo de telhado e laje. De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto Paulo Henrique Rodrigues, os proprietários solicitaram uma cobertura com linguagem contemporânea. “Os telhados com pouca inclinação, telhas planas e, principalmente, com formas puras – sem quebras ou retalhos – salientaram a volumetria horizontal e moderna ambicionada. O enorme vão livre dos ou beirados conferiu leveza ao conjunto”, destaca.
O local convida os moradores a contemplar a paisagem. Essas áreas foram finalizadas com piso cimentício. Delas, partem as varandas gramadas, revestidas com pedras portuguesas. O arquiteto ressalta o uso do concreto e do vidro na composição da residência. “Esses materiais contemporâneos estão em sintonia com o calor da pedra artesanal e da madeira”, explica.
Além disso, Paulo destaca o contraste entre as esquadrias. “Como as grandes esquadrias do térreo são em PVC branco, as restantes – em madeira – foram mimetizadas a painéis com o objetivo de minimizar informações”.
Organizados de acordo com o formato da residência, os jardins estão distribuídos entre os quatros espaços triangulares formados pela projeção. Idealizado pela arquiteta Susana Nedel, o projeto paisagístico é marcante pela grande quantidade de espécies de vegetação e destaca a floreira da sacada, que serve para integrá-lo aos recursos arquitetônicos.
O mobiliário confortável é discreto, com tons neutros. No projeto de interiores, obras de arte se destacam.
Escritório
Termos mais buscados