Logo Construmarket
Banner

Shopping Cerrado

Shopping Cerrado
Empreendimento nasce integrado ao entorno, com amplos espaços iluminados por luz natural. Imagens: Alcindo Dell´Agnese Arquitetos Associados
Shopping Cerrado
Shopping Cerrado
Shopping Cerrado
Shopping Cerrado

Indutor do crescimento

Texto: Marina Cabral

O Shopping Cerrado foi projetado para levar ao público mais comodidade, utilizando como premissas a integração com o entorno, a facilidade de acesso e serviços completos. O empreendimento não se limita a ser apenas um novo polo comercial, é visto como vetor de desenvolvimento urbano. “O projeto tem quase noventa mil metros quadrados de área construída. Por isso, é bastante complexo por suas características físicas e pelo tamanho – com vários níveis de garagens e andares”, explica Alcindo Dell´Agnese.

Materiais pré-fabricados

O projeto aproveitou as áreas verdes abundantes da cidade para garantir beleza e diversidade paisagística. Além disso, serve de ligação entre a rua e a estação de ônibus. “O shopping, através da escada rolante que parte da estação, convida quem está passando a entrar. O diferencial é esse. Ele se torna um grande corredor de transporte, pois trinta mil pessoas passam em frente a ele no final da tarde, se deslocando para as suas residências”, destaca Dell´Agnese.

Um estudo minucioso foi feito para viabilizar a circulação de carros. De acordo com a arquiteta Jacqueline Paro, foi necessária uma mudança na mão da avenida. “Fizemos essa solicitação de mudança para criar uma circulação melhor e não atrapalhar o trânsito na cidade. Além disso, solucionamos a questão do abastecimento das lojas”, ressalta.

Por estar inserido em uma área muito urbanizada, a implantação está sendo realizada com uso de fachadas e pilares pré-moldados, e cobertura com estruturas metálicas. “As estruturas já vêm diagramadas e prontas da fábrica. Pensamos em uma edificação que fosse como um lego, chegasse na obra só para ser montada”, destaca a arquiteta.

Iluminação

Os espaços amplos envidraçados e a instalação das claraboias garantem ao shopping entrada de luz natural e a integração com o ambiente externo. “Além da incidência de luz, pensamos em contribuir com a redução do consumo de energia”. A arquiteta também explicou que, por ser um lugar muito quente, está sendo feito um estudo para determinar o tipo de vidro que será utilizado nos fechamentos, para que o shopping não tenha perda de carga térmica.

 

Escritório

  • Local: GO, Brasil
  • Área do terreno: 66.000 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados