Aspectos culturais nunca se perdem na arquitetura. Na realidade, é justamente onde melhor se expressam. Daí o motivo que torna a nova sede de uma empresa de headhunter tão marcante. Neste caso, a tradição oriental daria significado ao projeto, porque aquele escritório que antes era uma casa rodeada por bambus chineses no paulistano Jardins, deslocara-se para um edifício no Brooklin. Evidente que a proposta era encontrar alternativas que suprissem a falta da simbologia original.
O painel central de divisória com a foto de bambus, bem iluminado, é o protagonista do programa. Ao entrar em harmonia com elementos leves e espaços que privilegiam a claridade, evidencia a cultura de seu proprietário.
“O uso do painel de vidro com iluminação em LED recebe a aplicação de uma foto em HD do bambuzal. Foi proposital colocá-lo logo na entrada, a fim de criar um clima de área verde, e dar o apelo oriental desejado”, conta Stephan Steyer.
Este grande painel distribui o escritório em dois planos. Salas de reunião e área social de um lado, e do outro, os escritórios – salas de staff, gerência e diretoria.
O programa toma proporções que amenizam o teor de ambiente corporativo, e se assemelham em alguns aspectos à antiga casa. Assim, criam-se corredores largos, áreas bem iluminadas e referências ao verde. Explora-se a iluminação de cores quentes misturadas aos diferentes tipos de lâmpadas.
“Por tratar-se de uma empresa de headhunter, houve uma preocupação especial com a acústica e o fluxo de visitantes. Simplesmente determinamos áreas específicas para receber as pessoas em alas diferentes do andar”, explica.
O arquiteto ressalta, ainda, os elementos que acompanharam o padrão estabelecido. “Na questão acústica, desenvolvemos septos de drywall sobre as paredes de divisória em melamina, e aplicamos lã de rocha internamente. Além disso, forros para a absorção de ruídos foram instalados no teto do escritório. Peças de porcelanato revestiram os pisos das áreas de estar e recepção, e especificamos vidros com estrutura de alumínio”.
Interessante, também, é a utilização de carpetes que se aproximam do tipo de piso tão observado em casas chinesas. O próprio mobiliário acompanha o ambiente a partir de estações de trabalho de aparência rústica e com grande funcionalidade para comportar a quantidade de profissionais do escritório.
Escritório
Termos mais buscados