O escritório SPF: architects projetou a Orum Residence para ‘flutuar’ sutilmente sobre Los Angeles (EUA). Posicionada num dos lugares mais altos do bairro, a residência deveria se fundir ao ambiente e maximizar o entorno. A estrutura da casa, que lembra o formato de uma hélice de três asas, é toda de vidro e espelha harmoniosamente as vistas panorâmicas da Bacia de Los Angeles, como Getty Center, Long Beach, Century City e Downtown.
A moradora queria uma casa luxuosa onde pudesse organizar eventos e hospedar sua grande família, mas que também fosse acolhedora e confortável. “Precisávamos que os espaços fluíssem um para o outro com facilidade. Optamos por distribuir o programa em três ‘lâminas’, cada uma partindo de um nó central”, conta arquiteto e designer Zoltan E. Pali.
Esse nó central que organiza as áreas da Orum Residence, sociais e privadas, é uma escadaria dinâmica de vidro e aço que se estende por todo o centro da estrutura. Além de fornecer a integração desejada à circulação, a escada se tornou um ponto importante na decoração.
A volumetria da residência dispõe de dois andares acima do solo e o subsolo enterrado na colina.
O subsolo foi equipado com home theater, academia, spa, sauna, cozinha de serviço e uma sala de vinhos – que comporta mil garrafas. Um detalhe interessante e diferente é que nesse setor há a “Cube”, uma pousada anexada à casa que foi projetada para a família, funcionários e visitantes da moradora. Esse espaço é um cubo com três dormitórios – todos com banheiros –, uma minicozinha e acesso direto para a garagem.
Além de abrigar os veículos, a garagem também serve como um grande salão para eventos e pode ser completamente aberta nos dois lados para ampliar o ambiente.
No térreo está o acesso principal para o interior da residência e alguns espaços comuns para reuniões. Nos fundos desse pavimento está a área ao ar livre, que inclui uma cozinha, duas fogueiras e uma maravilhosa piscina com iluminação LED. Um tanque subterrâneo de 7.000 galões de água foi construído para a irrigação dos jardins que rodeiam o terreno, o telhado verde e as plantas disposta pela varanda.
O último andar ficou totalmente dedicado aos ambientes privados, voltados para os lados sudoeste e sudeste. Essa ala superior abriga a suíte máster e uma minissuíte, ambas com vistas de 270° da cidade e do oceano, graças aos seus perfis finos. Em contrapartida, há dois dormitórios menores na ala norte, que foram envolvidos pela encosta adjacente e pelo jardim dos fundos, proporcionando uma sensação mais íntima e semelhante a uma casa na árvore.
“A luz em Los Angeles é muito dinâmica, pode ser tanto relaxante, quanto energética. Como o lote está bem acima da cidade, quase sem impedimentos, queríamos que a residência captasse essas dualidades. Os enormes painéis de vidro proporcionam uma forte conexão com a natureza e os arcos diários e sazonais da iluminação”, comenta a diretora de criação, Judit M. Fekete.
A cortina de vidro que envolve a Orum Residence no terceiro andar possui um sistema altamente sofisticado e personalizado. A estrutura utiliza cinco tipos de larguras de quatro diferentes camadas – reflexiva, opaca, translúcida e clara – que, como um conjunto, dão à volumetria uma fachada infinita, visualmente inconstante e cintilante.
O desejo era criar uma faca envidraçada ousada e, ao mesmo tempo, manter as classificações UV e Solar Heat Gain Coefficient (SHGC). Os tratamentos reflexivos, opacos, translúcidos e transparentes resultaram no desempenho e estética desejados.
O efeito visual para um sistema sem montante foi alcançado através do desenvolvimento de um selante de última geração. Segundo os profissionais, o suporte tecnológico mais significativo desse sistema de envidraçamento, no entanto, concentrou-se em manter a deflexão do edifício em menos de ¼, caso contrário as asas superiores cederiam.
As três únicas curvas que formam a estrutura foram feitas com apenas três peças de vidro curvo no segundo andar, e receberam controles deslizantes do chão ao teto com uma armação abaixada ao nível do solo.
Escritório
Termos mais buscados