Texto: Naíza Ximenes
Em um cenário urbano movimentado, o edifício AYRA Pinheiros emerge como uma expressão de luxo e modernidade. O projeto foi concebido pela parceria entre Angelo Bucci, do escritório SPBR Arquitetos, e a construtora SKR.
Ocupando um terreno de 2.635 metros quadrados em São Paulo, a obra redefiniu os limites da estética e da funcionalidade. Cada detalhe foi meticulosamente elaborado para elevar a experiência residencial a novos patamares, enquanto o empreendimento se destaca como um ícone da paisagem urbana.
Estrategicamente posicionado entre a Avenida Rebouças e a Rua dos Pinheiros, o AYRA Pinheiros oferece acesso aos centros empresariais e pontos de entretenimento mais badalados de São Paulo. Com a Avenida Paulista e o Itaim Bibi a cerca de cinco minutos de distância, os residentes desfrutam de uma conectividade incomparável, enquanto testemunham panoramas deslumbrantes que capturam a essência da cidade.
Com uma variedade de plantas, desde estúdios acolhedores até espaçosas residências de dois dormitórios, o AYRA Pinheiros atende às diversas necessidades e preferências dos residentes modernos. Cada unidade, cuidadosamente projetada e mobiliada pela SKR, ganhou design elegante, onde o conceito exclusivo se funde à funcionalidade contemporânea.
Apesar de não ter sido inicialmente idealizado para isso, o empreendimento chamou atenção de fundos de investimento, que o transformaram em um edifício multifamily — uma propriedade com unidades habitacionais que pertencem a um único proprietário e são totais ou parcialmente destinadas para aluguel.
“O projeto do AYRA foi na percepção de uma tendência que já vem acontecendo nos últimos dez anos na vida urbana, em São Paulo e na globalização”, explica Silvio Cozuchowicz, CEO da SKR. “Acho que, nesse sentido, a SKR está antecipando tendência. A gente está vendo prédios voltados ao aluguel para vários perfis, studios, áreas comuns, multiuso, coworking, academias, consumo. E o AYRA consolida nosso conceito de arquitetura viva. Nosso produto ficou tão adequado que foi percebido pelos fundos de investimento, e eles entenderam que a gente podia transformar isso em um multifamily”, comenta.
O projeto faz parte de uma crescente transformação na cidade de São Paulo, resultado da mudança no Plano Diretor. Com as atualizações, os incentivos às construções de uso misto — que devem, necessariamente, ter fachada ativa — cresceram significativamente.
No AYRA, a fachada ativa (ou seja, a ocupação da fachada localizada no alinhamento de passeios públicos por uso não residencial com acesso aberto à população e abertura para o logradouro) é uma das prioridades, a exemplo da passarela que conecta Av. Rebouças e Av. Pinheiros pelo edifício, que é de acesso livre.
Além de oferecer vistas panorâmicas incomparáveis, o empreendimento proporciona uma experiência de estilo de vida incomparável por meio de suas instalações de lazer de última geração. Do skylounge, no rooftop (que ganhou uma piscina deslumbrante), ao espaço de coworking e academia de primeira linha, cada amenidade é projetada para inspirar e revitalizar os residentes, criando um verdadeiro refúgio urbano no coração de São Paulo.
São, ao total, 220 unidades residenciais, sendo estúdios (de 36 a 53 metros quadrados), apartamentos de um dormitório (com 55 metros quadrados) e de dois dormitórios (com 92 metros quadrados), além das unidades de 164 metros quadrados. No 25º pavimento, há, ainda, uma área de lazer completa, com vista de 360° para a cidade.
As amenidades incluem academia, coworking, área pet, sala de podcast, estúdio de spinning e ioga, além de espaços de encontros e convivência, como área gourmet e churrasco. O design de interiores é de autoria da Superlimão Studio e o paisagismo, marcado por tendências brasileiras, é de Rodrigo Oliveira.
Com uma fusão de design inovador, localização privilegiada e uma gama de amenidades, o AYRA Pinheiros foi projetado para redefinir os padrões de excelência em residências multifamiliares. “Não é um condomínio. A gente cria comunidades”, conclui Kozuchowicz.
Confira outros projetos de SPBR Arquitetos:
Escritório
Termos mais buscados