De autoria do escritório Spagnuolo Arquitetura, o projeto arquitetônico da Casa X11, em Londrina (PR), foi concebido através de uma linguagem contemporânea, que traz trouxe imponência e sofisticação à construção.
O ponto de partida determinante foi a implantação da residência em “L”, que explora a orientação solar, criando um pátio que integra as áreas sociais e íntimas e valoriza a integração entre os ambientes interno e externo. “O projeto valoriza a comunicação com o exterior, o uso de materiais naturais e as linhas modernistas”, conta o arquiteto Rodrigo de Biagi Lopes.
A Casa X11 possui uma fachada limpa com grandes painéis de madeira que funcionam como veneziana, controlando a entrada de luz. Os enormes vãos e a utilização de materiais naturais ajudam a destacar o projeto e trazem o diferencial. “As estruturas vencem os grandes vãos que apoiam a cobertura e parecem flutuar na paisagem”, comenta o arquiteto.
A iluminação natural é garantida pelos painéis envidraçados e pelas aberturas zenitais. Outro diferencial é a predominância de iluminação de foco, obtida através do uso das lâmpadas A.R.
No interior, as paredes móveis criam flexibilidade e integração espacial. As três portas pivotantes de seis metros de altura do pé-direito no living são um convite à contemplação para a piscina e para o jardim.
O interior da Casa X 11 é clean e combina móveis clássicos modernistas com peças de madeira bruta. “O projeto explora texturas de materiais como a pedra, a madeira, o cimento queimado e o concreto e ajuda a criar uma atmosfera aconchegante e contemporânea”, completa Lopes.
Escritório
Termos mais buscados