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Pavilhão Hyundai

Pavilhão Hyundai
Projeto do Hyundai CAOA Morumbi teve o uso racional de materiais, com destaque para o vidro e perfis de aço. Imagens: Leonardo Finotti e Tiago Andrade
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Estrutura envidraçada

Texto: Ian Vieira

Grandes painéis de vidro, vigas, perfis de aço e telha metálica. Esses foram os materiais que construíram o Pavilhão Hyundai CAOA Morumbi. O projeto do escritório Spadoni AA exemplifica que é perfeitamente possível uma obra estar pautada em bases construtivas racionais.

“A proposta pode ser descrita a partir de dois elementos: uma parede de vidro frontal à avenida principal, destacada do corpo do edifício que recebe a inscrição da marca, e dois blocos centrais que contêm o programa. O ponto fundamental foi construir com poucos materiais, o que se coaduna com os conceitos da sustentabilidade no que se refere à baixa utilização de materiais”, conta o arquiteto Francisco Spadoni.

Sobreposição de transparências

Situado numa região com alta verticalização, o pavilhão em formato horizontal se destaca na morfologia. É completamente envelopado por amplas superfícies envidraçadas. Em razão do complexo estar na esquina da movimentada avenida, o material permitiu a plena contemplação do showroom. Internamente a ausência de esquadrias garantiu a visibilidade da rua e a luminosidade durante o dia e a noite.

O arquiteto afirma que “trata-se de uma parede de vidro laminado descolada do volume, formando uma fachada urbana à qual se conecta a um corpo construído que define o pavilhão. É uma obra de estrutura sintética, mínima para o grande volume construído”.

Superestrutura

O empreendimento, em formato de L, é sustentado nas fachadas por colunas em perfis de aço laminado. Nos vãos, há vigas tubulares retangulares de aço que apóiam a cobertura junto às fachadas. E para vencer os 12,5 m de profundidade, vigas laminadas foram utilizadas para estabelecer o suporte necessário à telha metálica tipo sanduíche.

Vale ressaltar que as paredes de fundo contam com estrutura mista – pilares e vigas em concreto armado, e alvenaria armada em blocos de concreto. O conjunto atua como contraventamento da estrutura neste trecho.

Na parte interna do pavilhão, o principal elemento é o mezanino retangular que possui dois de seus lados livres de pontos de apoio na área térrea do showroom.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2009
  • Conclusão da obra: 2009
  • Área do terreno: 60.000 m²
  • Área construída: 1.170 m²

Ficha Técnica

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