A parceria dos escritórios CAT Arquitetura, Fabio Frutuoso Arquiteto e Estúdio SB Arquitetura resultou no belíssimo projeto arquitetônico da Residência BS em Laranjeiras. Queríamos uma casa que se integrasse com a natureza, que fosse uma extensão da área externa, além de simples e prática para manutenção ArquitetosUma morada que tira proveito da vista privilegiada dos fundos do terreno, que se abre para uma marina, e harmoniza a estrutura de concreto com os elementos naturais do entorno.
Na casa, grandes caixilhos integram totalmente o interior e o exterior, permitindo circulação cruzada seletiva e regulável de ar em todos os ambientes.
“Queríamos uma casa que se integrasse com a natureza, que fosse uma extensão da área externa, além de simples e prática para manutenção”, revelam os arquitetos responsáveis.
O acesso principal à Residência BS em Laranjeiras é feito por um recuo lateral onde há um espelho d'água, na verdade um tanque de carpas, que resguarda os dormitórios. Esse lago artificial surgiu como uma forma de ajustar o layout, que é mais estreito na parte frontal, alargando apenas na parte posterior. Desse modo, a casa abre-se para o interior do lote, integrando as áreas sociais do térreo com a área de lazer. Também tem o papel de aumentar o conforto térmico, por evaporação, junto aos quartos das visitas.
Mais aos fundos, resguardada da rua, está a suíte principal com uma grande varanda ajardinada e área para tomar sol com ducha externa. Os outros dormitórios têm varandas menores.
Toda a área social da residência é integrada: sala de estar, de TV e de jantar, cozinha gourmet, varanda com churrasqueira, piscina e uma segunda cozinha com despensa e lavanderia.
Os banheiros dos dormitórios possuem cabines separadas para o vaso sanitário e o chuveiro, deixando a pia junto ao closet. Dessa forma, em caso de haver hóspedes nos quartos, é possível o uso simultâneo dos equipamentos.
Nos fundos, o terreno abre-se para uma marina. “Desde o princípio, ficou claro que a área social deveria ser voltada para essa vista. O restante foi acomodação do programa dentro das limitações de ocupação”, comentam os arquitetos.
Os materiais utilizados na Residência BS em Laranjeiras são simples e limpos, com cores pontuais que dialogam com a praia e a vegetação exuberante. Desde o princípio, ficou claro que a área social deveria ser voltada para essa vista. O restante foi acomodação do programa dentro das limitações de ocupação ArquitetosO piso em placas cimentícias, junto com a laje em concreto aparente, tornam-se base neutra para um mobiliário limpo e contemporâneo.
O concreto foi escolhido pela fácil manutenção. Além disso, sua rusticidade se integra à vegetação e à natureza do entorno.
“Queríamos que o grande vão da área social não tivesse pilares intermediários e, como a cliente nos solicitou que a casa fosse em concreto aparente, essa viga tornou-se enorme”, explicam os arquitetos.
Assim, para não criar um entreforro de 1 m e deixar a casa com os pés-direitos baixos, além de ajustá-la aos limites de altura do condomínio, uma viga foi invertida e transformada em guarda-corpo do andar superior.
Uma grande laje-jardim cobre o pavimento térreo, servindo de varanda para os dormitórios do pavimento superior. Essa solução isola termicamente o andar inferior do aquecimento direto do sol e cria microclimas de conforto junto aos dormitórios.
A água dessa laje é recolhida, tratada e reaproveitada para irrigação e lavagem.
Escritório
Termos mais buscados