Logo Construmarket
Banner

Casa B12

Casa B12
Residência unifamiliar totalmente integrada conta com ventilação cruzada constante, que mantém a temperatura interna agradável até nos dias mais quentes. Imagens: Gustavo Seferin
Casa B12
Casa B12
Casa B12
Casa B12
Casa B12
Casa B12

Vivenda prazerosa

Texto: Marina Cabral

Com os fundos voltados para um lago e um grande gramado, a residência – localizada em um condomínio no litoral norte gaúcho – integra-se à natureza com espaço de convívio amplo. “Os ambientes de estar, jantar e cozinha, fechada por uma grande porta de correr, são integrados e têm sua área ampliada na medida em que as portas se abrem para a varanda, quando todos os espaços tornam-se um só”, explicam os arquitetos responsáveis pelo projeto Marco e Gustavo Seferin – da Seferin Arquitetura. Em contrapartida, sua fachada frontal é mais fechada para preservar a privacidade dos moradores.

A sala de estar possui um pé-direito duplo que cria uma abertura ao lado da escada. De acordo com os arquitetos, a casa se destaca pelo conforto que a união dos espaços e a ventilação natural transmitem. “A morada oferece essa sensação constante de bem-estar às pessoas não só pela ventilação cruzada entre as fachadas – que torna os ambientes mais arejados mesmo nos dias de calor intenso –, como também pela escolha dos materiais e integração das áreas principais da residência”, destacam.

Ambientes

A área social e a sala de jantar são integradas e voltadas para os fundos, seguidas pela varanda. “Cobrimos a varanda com pergolado e, a partir dela, projetamos a suíte máster”, detalham os arquitetos. Junto a esse quarto principal, mais três suítes e uma sala íntima completam o pavimento superior. O hall de entrada oferece acesso à escada e à suíte de hóspedes, localizada no andar térreo.

Materiais predominantes

Aplicado na fachada, o tijolo foi o material mais utilizado na casa. “Para contrastar, um reboco texturizado pintado de cinza no volume de pé-direito duplo garantiu um aspecto mais rústico”. Completando a personalidade diversificada da morada, a madeira ofereceu aparência mais contemporânea. “Ela foi aplicada no pergolado da entrada principal e da varanda dos fundos”, ressaltam. As esquadrias foram feitas em alumínio na cor preta para combinar com os outros acabamentos.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Conclusão da obra: 2010
  • Área do terreno: 600 m²
  • Área construída: 346 m²
Veja outros projetos relacionados