Quando se pensa no projeto arquitetônico de uma joalheria, logo se imagina um local extremamente claro, que se contente em reluzir apenas os contornos das joias. No entanto, o escritório Solange Cálio Arquitetos decidiu seguir na contramão desse padrão ao conceber a Cristovam Joalheria, que está localizada no shopping Iguatemi Rio Preto, no interior de São Paulo. Com a utilização de cores fortes e muitos elementos metálicos, a loja lança um conceito inovador não somente para o ramo, mas para a marca.
Representante das maiores grifes de joias do mundo, a Cristovam Joalheria instalou-se em São José do Rio Preto há 15 anos, com a inauguração de uma loja de 560 m². Em 2014, a proprietária deixou nas mãos da arquiteta Solange Cálio a tarefa de projetar uma nova butique, agora dentro de um centro de compras.
O objetivo era criar mais que um conceito arquitetônico, como também a reformulação da identidade da joalheria. “É um projeto muito interessante, porque nós participamos de um processo que englobou duas coisas: partido arquitetônico e nova marca para a empresa. Então, além de trabalharmos o uso dos materiais, modificamos a logotipo, as cores e o conceito de vender joias”, afirma Cálio. “Tudo que pensamos para a marca foi para dentro da arquitetura”, complementa.
No espaço de 34 m², o destaque fica por conta da chamativa cor laranja, que arremata a composição das paredes em conjunto com o cinza amarronzado. Segundo a arquiteta, a opção por esse tom era destacá-lo tanto na papelaria (impressão de cartões personalizados da loja, por exemplo), quanto na arquitetura.
O escritório também desenhou os displays, nos quais as peças (colares, anéis e pulseiras) são acomodadas. “Eles são feitos de acrílico e, junto com as estruturas metálicas, dão leveza ao projeto, além de manter o glamour”, descreve Cálio.
Outra solução importante para a loja Cristovam Joalheria consiste em um projeto de iluminação diferenciado, pensado com o objetivo de iluminar as joias sem ofuscar a vista dos clientes que as apreciam. De acordo com a arquiteta, houve um cuidado especial em valorizar as peças de cada vitrine.
Segundo Cálio, a joalheria oferece um atendimento diferenciado ao público, sobretudo, àquele que se sente mais confortável em contemplar as luxuosas joias em um lugar mais privativo. Esse tipo de espaço foi alocado atrás de um painel de aço vazado e recortado em chapa com desenhos do logotipo da empresa. “Ali, exploramos a cor laranja que, apesar de forte, deixou o ambiente extremamente discreto”, conta.
Além dessas áreas, o projeto abrange uma pequena copa de apoio e outra sala mais reservada, onde foi instalado todo o sistema de segurança e o cofre principal da joalheria.
Por lidar com peças de alto valor aquisitivo, o projeto da Cristovam Joalheria recebeu atenção redobrada quanto à segurança. A arquiteta Solange Cálio afirma que a vedação do teto deveria ser tratada com um gesso especial. “Tivemos que fechar a loja com chapa metálica e isolá-la do restante do shopping, para impossibilitar o fácil acesso de terceiros”, conclui.
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