Logo Construmarket
Banner

Felleskjøpet HQ

Felleskjøpet HQ
O escritório Snøhetta projetou o prédio de uma cooperativa agrícola na Noruega, tentando ao máximo trazer para a arquitetura referências desse segmento. Imagens: Morten Brakestad
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ
Felleskjøpet HQ

Inspirados pela agronomia

Texto: Ana Marquez

O escritório Snøhetta, em parceria com a construtora Lillestrøm Delta AS, projetou em 2014 o Felleskjøpet HQ, localizado em Lillestrøm, na Noruega. Trata-se de um prédio que abriga uma cooperativa agrícola norueguesa, a qual atua como revendedora de equipamentos agrícolas, incluindo alimentos para animais e sementes.

Com o projeto da nova sede, os arquitetos buscavam levar qualidade arquitetônica à região e contribuir positivamente com todo o entorno.

Referência ao segmento

O local onde o edifício está implantado era caracterizado por grandes áreas de estacionamento e atividades industriais, e o novo edifício contribuiu para a mudança na paisagem, conforme a proposta principal dos arquitetos. Por causa disso, a obra foi moldada em volumes verticais. O bloco principal foi projetado de forma a fugir da monotonia, dividido em ângulos que trazem sensação de movimento para os pedestres que o avistam da rua.

As fachadas foram feitas em duas camadas: uma externa feita de balaústres de madeira e a outra feita de vedação de painéis na cor preta. Os balaústres foram tratados termicamente para serem resistentes às intempéries, mantendo as características naturais da superfície do material. O painel mais escuro enfatiza a aparência da fachada de madeira, que conta com direções alternadas da grade.

Os arquitetos se inspiraram em uma imagem de um milharal – em referência à área de atuação da empresa – no qual os grãos são alterados pela influência do sol, do vento, da água e da terra. Isso acabou auxiliando também na função de sombreamento.

Quatro estações

O layout interno usou como referência as quatro estações do ano, portanto, cada andar representa uma estação Foto: Morten Brakestad

As quatro estações do ano inspiraram o escritório na criação do layout interno e na escolha das cores e materiais para todos os andares. O piso térreo e o primeiro andar representam o verão, já o segundo e terceiro andar foram caracterizados pelo inverno. O quarto andar e o terraço ficaram com a primavera.

Cada andar foi projetado com uma paleta específica de cores, que representa as estações respectivas. As cores mais fortes foram usadas parcialmente em divisórias, já as superfícies grandes foram pintadas com cores suaves, tudo seguindo o tema do andar.

Escritório

  • Local: LI, Noruega
  • Início do projeto: 2012
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área do terreno: 8.500 m²
Veja outros projetos relacionados