O projeto arquitetônico da ZEB Pilot House, localizada na Noruega, foi concebido para servir de exemplo de arquitetura sustentável. Trata-se de uma demonstração da metodologia a ser usada em futuras casas preocupadas com a preservação do meio ambiente. O escritório Snøhetta, autor do projeto, é parceiro do grupo ZEB (Centro de Pesquisa de Edifícios com Emissão Zero de Carbono), e a residência resultou de uma cooperação entre eles e as empresas ZEB Brødrene Dahl e Optimera.
Para obter a classificação ZEB-OM, o projeto precisava ter a documentação necessária e 100% de compensação de CO2. Para alcançar esse objetivo, o projeto conta com produção de energia renovável por meio de painéis fotovoltaicos e de painéis solares térmicos, que são integrados ao edifício e permitem a compensação de emissões de carbono geradas pela queima de combustíveis fósseis.
A casa de 220 m² de área tem a superfície inclinada para o sudeste e o telhado revestido com painéis solares. Esse elemento, combinado com a energia geotérmica, pode gerar carga suficiente para abastecer um carro elétrico o ano todo, além de aquecer a piscina e atender às necessidades de consumo energético diário de uma família. Para que isso fosse possível, arquitetura e tecnologia andaram juntas.
O aquecimento e o arrefecimento foram resolvidos passivamente por meio da superfície de vidro. A orientação, a geometria da casa e o volume, além do uso de materiais com boas características térmicas, colaboraram, todos, para o conforto do ambiente.
Para erguer o projeto ambicioso e ecológico da ZEB Pilot House, os arquitetos adotaram novos parâmetros de design e experimentaram ferramentas recém-criadas, aliando tecnologias contemporâneas, fontes de energia renovável, materiais e técnicas de construção em nível multidisciplinar.
Outro foco do escritório foi manter as características de uma residência familiar. Portanto, conforto e sensação de bem-estar deveriam estar evidentes e orientar o projeto tanto quanto a questão de sustentabilidade.
A área externa, por exemplo, com paredes de tijolos e toras de madeira, dispõe de um átrio ao ar livre, com lareira e mobiliário para refeições, que se integra à sala de jantar, trazendo a sensação de acolhimento para os moradores.
A paisagem une-se ao jardim, pelo qual os visitantes podem caminhar ao redor da construção e descobrir os elementos que fazem dessa uma excepcional residência familiar.
O espaço natural da casa tem árvores frutíferas e hortas para acomodar a produção de alimentos em pequena escala.
Há, ainda, um deck com piscina e chuveiro, além de uma sauna aquecida a lenha que também aquece os quartos. Toda a área de lazer da ZEB Pilot House é surpreendentemente convidativa.
Escritório
Termos mais buscados