Logo Construmarket
Banner

Refúgio Fazenda do Engenho

Refúgio Fazenda do Engenho
O refúgio contemplativo sustentado em dois pilares de concreto tem inspiração nos antigos observatórios de animais, cuja estrutura é alçada do solo. Imagens: Skylab Arquitetos
Refúgio Fazenda do Engenho
Refúgio Fazenda do Engenho
Refúgio Fazenda do Engenho
Refúgio Fazenda do Engenho
Refúgio Fazenda do Engenho
Refúgio Fazenda do Engenho
Refúgio Fazenda do Engenho
Refúgio Fazenda do Engenho

Em conexão com a natureza

Texto: Tais Mello

Cercado pelo parque Estadual de reserva natural da pequena cidade de Conceição do Ibitipoca, no interior da Zona da Mata mineira, encontra-se o refúgio projetado pelo arquiteto Frederico Andrade, sócio do escritório Skylab Arquitetos. A construção sustenta-se sobre dois pilares de concreto com 2 metros e parece planar em meio à extensa área da Fazenda do Engenho, como se fosse um ninho.

Para aproveitar totalmente a bela vista, era preciso posicionar a obra acima das árvores, relativamente baixas na regiãoFrederico AndradeFrederico explica que esta era mesmo uma das intenções quando idealizou o projeto. “Para aproveitar totalmente a bela vista, era preciso posicionar a obra acima das árvores, relativamente baixas na região”, expõe o arquiteto. “Também havia a necessidade de tirar – literalmente – a construção do chão, por uma questão de segurança, uma vez que há muitos animais naquela área”, completa. O acesso se dá pela escada protegida, que é acionada por um sistema de contrapesos.

De forma criativa, o profissional espelhou-se na linguagem de antigos observatórios de animais que possuem uma estrutura alçada do solo para proteção e observação. Longe de ser uma residência completa, o projeto foi pensado para ser apenas um local de contemplação e descanso após longas cavalgadas. O layout de aproximadamente 45 m² dispõe de uma suíte e uma salamandra, pronta para aquecer o ambiente nos dias mais frios.

Caixa de vidro

O sistema construtivo é composto por perfis "i" metálicos que conformam a caixa de vidro e apoiam os brises deslizantes sustentados pelos pilares de concreto que elevam a arquitetura do solo. Na lateral, um sistema de brises corre por um trilho na lateral, entre as fachadas leste e oeste. O objetivo Havia a necessidade de tirar – literalmente – a construção do chão, por uma questão de segurança, uma vez que há muitos animais na áreaFrederico Andrade é controlar a insolação de acordo com o posicionamento do sol e a necessidade de quem habita o local. O painel foi inspirado em secadores de cacau, que possuem coberturas móveis.

Essa estrutura também favorece a contemplação da paisagem natural oferecida pelo entorno em um ângulo total de 360º. O lugar isolado e de difícil acesso inspirou e direcionou o projeto do início ao fim. Os materiais utilizados na execução da obra – estrutura metálica e as placas de vidro – foram definidos levando-se em conta o fato de poderem ser montados in loco. Apenas os pilares de concreto serão produzidos no local.

A falta de uma fonte de energia convencional, justificada pela topografia e localização do sítio, também pautou o abastecimento energético feito por meio de painéis fotovoltaicos no topo da edificação. Soluções que só reforçam o respeito e a conexão com a natureza.

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2012
  • Área construída: 45 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados