Cercado pelo parque Estadual de reserva natural da pequena cidade de Conceição do Ibitipoca, no interior da Zona da Mata mineira, encontra-se o refúgio projetado pelo arquiteto Frederico Andrade, sócio do escritório Skylab Arquitetos. A construção sustenta-se sobre dois pilares de concreto com 2 metros e parece planar em meio à extensa área da Fazenda do Engenho, como se fosse um ninho.
Para aproveitar totalmente a bela vista, era preciso posicionar a obra acima das árvores, relativamente baixas na regiãoFrederico AndradeFrederico explica que esta era mesmo uma das intenções quando idealizou o projeto. “Para aproveitar totalmente a bela vista, era preciso posicionar a obra acima das árvores, relativamente baixas na região”, expõe o arquiteto. “Também havia a necessidade de tirar – literalmente – a construção do chão, por uma questão de segurança, uma vez que há muitos animais naquela área”, completa. O acesso se dá pela escada protegida, que é acionada por um sistema de contrapesos.
De forma criativa, o profissional espelhou-se na linguagem de antigos observatórios de animais que possuem uma estrutura alçada do solo para proteção e observação. Longe de ser uma residência completa, o projeto foi pensado para ser apenas um local de contemplação e descanso após longas cavalgadas. O layout de aproximadamente 45 m² dispõe de uma suíte e uma salamandra, pronta para aquecer o ambiente nos dias mais frios.
O sistema construtivo é composto por perfis "i" metálicos que conformam a caixa de vidro e apoiam os brises deslizantes sustentados pelos pilares de concreto que elevam a arquitetura do solo. Na lateral, um sistema de brises corre por um trilho na lateral, entre as fachadas leste e oeste. O objetivo Havia a necessidade de tirar – literalmente – a construção do chão, por uma questão de segurança, uma vez que há muitos animais na áreaFrederico Andrade é controlar a insolação de acordo com o posicionamento do sol e a necessidade de quem habita o local. O painel foi inspirado em secadores de cacau, que possuem coberturas móveis.
Essa estrutura também favorece a contemplação da paisagem natural oferecida pelo entorno em um ângulo total de 360º. O lugar isolado e de difícil acesso inspirou e direcionou o projeto do início ao fim. Os materiais utilizados na execução da obra – estrutura metálica e as placas de vidro – foram definidos levando-se em conta o fato de poderem ser montados in loco. Apenas os pilares de concreto serão produzidos no local.
A falta de uma fonte de energia convencional, justificada pela topografia e localização do sítio, também pautou o abastecimento energético feito por meio de painéis fotovoltaicos no topo da edificação. Soluções que só reforçam o respeito e a conexão com a natureza.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados