Construída em um terreno de 4.000 m², em uma área privilegiada do bairro de Alphaville, São Paulo, a Residência Alphaville Lagoa dos Ingleses teve seu projeto arquitetônico assinado pelo escritório Sito Arquitetura. Os idealizadores queriam um projeto emblemático, com linhas marcantes e contemporâneas, que explorasse o grande lote, a vista para a Lagoa dos Ingleses e seu entorno privilegiado.
“A edificação foi distribuída de forma a valorizar a paisagem, privilegiando-se também as vistas das áreas internas e os espaços abertos que a implantação, com frente para três ruas, proporciona”, completa a arquiteta Anna Cristina Ávila, sócia-diretora da Sito Arquitetura.
A partir de uma linguagem contemporânea, com marcantes linhas horizontais que reforçam a grande escala da edificação, a Residência Alphaville Lagoa dos Ingleses ganhou amplas aberturas e grandes painéis de vidro, sobretudo nas áreas sociais.
A fachada recebeu revestimentos externos em porcelanato aerado, além de painéis em alumínio anodizado em tom escuro, que formam os brises contínuos. Segundo Ávila, o gradil frontal em aço pintado aplicado na entrada tem maior extensão, devido ao seu "movimento" de placas em sentidos alternados, o que causa um efeito estético diferente, e ainda garante a privacidade dos moradores sem obstruir totalmente a visão de dentro para fora.
“A Residência Alphaville Lagoa dos Ingleses é formada basicamente por um volume linear de dois pavimentos disposto na lateral do terreno, cortado por outro volume transversal a este, a sala de estar, com pé-direito duplo, que é tratado de forma permeável, com grandes painéis de vidro dividindo as áreas externas da entrada principal e das áreas de lazer, voltadas para a lagoa”, comenta a arquiteta.
A área de lazer da casa é aberta e tem amplas varandas. Uma delas faz a transição da sala de estar para o exterior, e a outra leva à área de lazer, onde encontram-se a cozinha gourmet e os vestiários.
O primeiro pavimento da Residência Alphaville Lagoa dos Ingleses abriga as áreas sociais e o subsolo, as áreas de serviço e, com acesso isolado pela rua de baixo, uma ampla garagem e um escritório particular. Já no segundo pavimento estão as áreas íntimas, isoladas e com vista privilegiada, sobretudo na suíte principal, onde as aberturas se voltam para o terraço íntimo e para a lagoa. E todos os pavimentos possuem sistemas de automação, aquecimento solar, climatização e sonorização.
Buscou-se valorizar as linhas marcantes do projeto na iluminação aplicada, muitas vezes com o uso de equipamentos sutis, com luz indireta, gerando-se pouca interferência na arquitetura.
O paisagismo tem um papel importante na linguagem arquitetônica da Residência Alphaville Lagoa dos Ingleses, de modo a um completar o outro. “Desta forma, destaca-se, de um lado, o belo jardim contemplativo de chegada de pedestres e veículos visitantes, com percurso marcado por grandes lajes de pedra; de outro, o jardim das áreas de lazer e solarium da piscina, marcado pela vista da lagoa, em frente”, conclui Ávila.
Escritório
Termos mais buscados