O Edifício Comercial Icon, um centro empresarial formado por duas grandes torres, foi idealizado e projetado pelo escritório mineiro Sito Arquitetura. Localizado em Belo Horizonte (MG), o empreendimento ganhou linhas arquitetônicas contemporâneas, marcada por linhas simples e poucos elementos compositivos, porém geradores de interessantes contrastes que dão personalidade ao conjunto.
“Os empreendedores queriam um produto adequado ao mercado imobiliário corporativo, num programa que mesclava lojas, salas comerciais, e lajes corporativas. Devia ter impacto e boa visibilidade. E foi seguindo essa premissa que construímos o empreendimento”, conta o arquiteto André Abreu, do escritório Sito.
O conceito do projeto arquitetônico do Edifício Comercial Icon privilegia a monumentalidade e a sobriedade das formas, pela sua simetria e linhas retas, com tratamento em grandes superfícies de vidro nas fachadas principais, contrastando com planos laterais vedados. O tratamento do hall de entrada, coberto com uma estrutura treliçada e fechamento em vidro, privilegia a iluminação natural e a leveza do espaço. “A plástica das torres simétricas e o leve hall de ligação entre elas, transparente e envidraçado, são aspectos marcantes e de destaque no projeto”, comenta a arquiteta Anna Cristina Ávila, do mesmo escritório.
Como a área do terreno era muito estreita e íngreme, a implantação teve de ser minuciosamente estudada, na fase inicial do projeto, para atender ao alto potencial construtivo do Edifício Comercial Icon. “Para valorizar a ampla faixa com vistas privilegiadas sem adotar uma massa muito compacta e esteticamente desproporcional, a solução que encontramos foi distribuir o volume em duas torres, o que serviu para amenizar este possível impacto negativo”, explica o arquiteto Gustavo Rocha, do Sito.
“Os espaços destinados a salas comerciais estão dispostos em duas torres simétricas, formando um conjunto imponente que liga-se por um grande hall envidraçado, de onde se distribuem as circulações para todas as áreas do conjunto”, relata Abreu. A existência de lajes corporativas e salas divididas permite a distribuição dos espaços com ou sem integração, conforme a necessidade.
As fachadas principais das torres do Edifício Comercial Icon estão voltadas para a vista da cidade e são totalmente revestidas com pele de vidro, valorizando-se a paisagem. O restante das torres e o embasamento das lojas foram tratados com alvenaria revestida em textura acrílica. O hall de entrada também teve tratamento em vidro, inclusive na cobertura, sobre estrutura metálica espacial.
Ávila conta, de forma geral, que o prédio possui a infraestrutura necessária para as instalações corporativas, mas sem soluções tecnológicas inovadoras. O projeto de interiores, desde o hall de entrada, foi desenvolvido por um profissional indicado pelo contratante e segue as linhas contemporâneas e externas do projeto.
O projeto de paisagismo do Icon não foi extenso, por causa da implantação do edifício no terreno, mas a entrada e o porte cochère foram tratados com maior destaque. Já no projeto de iluminação, o maior desafio foi o hall de entrada, com pé-direito alto e cobertura em vidro. "Para vencer a altura, foram usadas peças refletoras específicas, que proporcionassem a iluminação adequada sem que a luz se perdesse pelos limites transparentes do hall”, finaliza Rocha.
Escritório
Termos mais buscados