Situada no Condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima (MG), esta residência foi desenhada pelo escritório Sito Arquitetura com linhas retas e simples. “Os proprietários queriam uma casa moderna, prática, enxuta, e com foco nas áreas de lazer e sociais. Assim, optamos por um estilo contemporâneo, com linhas retas e poucos elementos compositivos”, contam os arquitetos.
O ponto de partida era um lote de 1,635 m² com forte declive ao fundo e abundante vegetação. Apesar do desafio, os arquitetos optaram por não recorrer a grandes contenções, implantando a simplificada estrutura de 470 m² na parte de maior deságio, favorecendo, assim, o contato das áreas sociais com o jardim e o pomar. “E ainda desenvolvemos uma fachada frontal destacada e não muito abaixo da linha do passeio”, lembram os autores da Residência Condomínio Vale dos Cristais, como ficou conhecida.
A disposição dos espaços foi pensada para otimizar as circulações do dia a dia, sem a necessidade constante de se usar escada. As áreas sociais – estar, jantar, cozinha e varanda – são abrigadas em um salão com pé-direito duplo, que por sua vez, é ligado à piscina externa e ao SPA coberto, perfeito para os dias frios. “O uso do pé-direito permite integração com a circulação do mezanino da ala intima, que se volta, assim como a área social, para a bela vista do vale.”
No andar superior, que pode ser acessado diretamente da garagem com três vagas, ficam as duas suítes com closets, duas demi-suites e escritório.
Os principais materiais utilizados foram alvenaria com reboco e pintura, vedações em vidro com caixilhos em alumínio, pisos em mármore e granito nas áreas sociais, e tacos de madeira nas áreas íntimas.
Nas fachadas foram usados, basicamente, concreto e alvenaria com reboco e pintura branca, esquadrias e guarda-corpo em vidro e alumínio ou aço inox. A passarela de acesso, a escada e a porta principal são em madeira, elemento de contraste na composição.
Já na iluminação, é importante destacar um projeto discreto, com peças de embutir leves e longos perfis lineares em LED, sobretudo nas circulações, que reforçam as linhas retas do projeto.
O paisagismo, nas áreas próximas à construção, foi tratado com espécies arbustivas, de pouco volume, e gramados. Na área voltada para o fundo do terreno, foi criado um pomar de árvores frutíferas e várias espécies vegetais de maior porte.
“Trata-se de uma casa que se destaca, apesar de um terreno difícil de se trabalhar, e que chama a atenção pela personalidade, apesar da solução ter partido de linhas simples e poucos elementos compositivos”, finalizam os arquitetos do Sito.
Veja mais residências do Sito Arquitetura na Galeria:
Residência Alphaville Lagoa dos Ingleses
Escritório
Termos mais buscados