Texto: Naíza Ximenes
Uma oportunidade única, um privilégio, um reconhecimento — muitas são as formas de descrever o trabalho realizado pelo escritório Siqueira + Azul Arquitetura para a Casa Itaúna, no Rio de Janeiro. A morada foi originalmente projetada pelo símbolo da expressividade e produção da arquitetura moderna brasileira, Oscar Niemeyer, sobre um terreno compacto. Agora, recebeu uma intervenção significativa, com ampliações que ultrapassaram as fronteiras preexistentes.
Com o objetivo de integrar a obra à paisagem de forma criativa e dada a dimensão estreita do lote original, o primeiro passo para a transformação da construção foi adquirir o terreno adjacente. A estratégia possibilitou a transformação de uma casa em um complexo, resultando em um novo cenário que combina elementos horizontais e verticais em um jardim renovado, além de um anexo de lazer inovador.
Após a aquisição, o complexo passou a ser composto por três construções independentes, unidas por uma rede complexa de circulações que incluem passarelas, passagens e escadas estrategicamente posicionadas para garantir uma integração perfeita.
Nos interiores, os arquitetos apostaram em adaptações dos usos, sem intervenções tão abruptas. Assim, a estrutura que contava com hall de entrada, sala de estar e jantar, cozinha, varanda, serviços, sala íntima e três suítes se manteve. Respeitando o legado modernista de Niemeyer, a estética branca, a grande escada helicoidal, a vegetação abundante, o uso estratégico da geometria e as entradas generosas de luz natural se mantiveram.
No terreno adquirido, a equipe de arquitetos investiu na construção de um grande pátio e uma nova área de lazer. Os moradores ganharam piscina, jardim e área gourmet com cozinha, churrasqueira, estar e varanda — marcados por materiais naturais, como pedra e concreto, que se fundem organicamente ao ambiente.
O projeto também contou com uma renovação significativa da fachada, que ganhou novos elementos arquitetônicos. Uma malha quadrada em ferro possibilitou a instalação de grandes painéis pivotantes, enquanto um banco extenso, de forma retilínea e base curva, delimita os espaços contínuos de maneira elegante. Destaca-se, também, o óculo circular, que serve como um ponto de observação e fonte adicional de iluminação, oferecendo vistas panorâmicas do pátio superior.
A diferenciação nos planos e a cuidadosa seleção dos materiais garantem uma continuidade estética harmoniosa, proporcionando um ambiente convidativo e acolhedor.
O projeto é, em poucas palavras, uma reinterpretação criativa e contemporânea dos princípios arquitetônicos originais, resultando em um espaço dinâmico e vibrante que se integra perfeitamente à paisagem urbana.
Confira outros projetos de Siqueira + Azul Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados