Logo Construmarket
Banner

Casa Horizonte Infinito

Casa Horizonte Infinito
Situada na serra de Petrópolis (RJ), a Casa Horizonte Infinito tem seus ambientes voltados para a vista mais ampla do terreno. O exímio projeto é de Siqueira + Azul Arquitetura. Imagens: André Nazareth
Casa Horizonte Infinito
Casa Horizonte Infinito
Casa Horizonte Infinito
Casa Horizonte Infinito
Casa Horizonte Infinito
Casa Horizonte Infinito
Casa Horizonte Infinito
Casa Horizonte Infinito

Espaços que transcendem

Texto: Juliana Bernardino

 

Uma casa na serra, um refúgio dos sonhos ou um mirante particular? Projetada por Siqueira + Azul Arquitetura, a Casa Horizonte Infinito poderia ostentar qualquer um desses títulos. Situada no topo da serra de Petrópolis (RJ), a residência se beneficia de uma das vistas mais incríveis da região, proporcionando aos seus moradores uma experiência de paz e tranquilidade.

Lia Siqueira, arquiteta à frente do escritório, não poupou esforços para alcançar aquele que era um dos principais objetivos do projeto: orientar os ambientes para a vista mais ampla do terreno. Uma das estratégias foi repousar a construção sobre platôs e criar eixos de trajetos determinados pela setorização.

Ao todo, são três blocos – íntimo, social e de lazer –, que caracterizam seu uso através da localização. No centro do projeto estão as galerias, marcadas pela iluminação zenital e ventilação através de painéis vazados com desenho singular. Essas portas de madeira foram desenhadas exclusivamente para o projeto e marcam presença também nos fechamentos dos dormitórios.

A cobertura plana com forro em madeira é uma marca dos setores social e íntimo. As varandas se projetam para fora, criando zonas de sombreamento que, associadas aos muitos jardins, produzem áreas de permanência e convidam ao relaxamento. O paisagismo é de Isabel Duprat Arquitetura Paisagística.

O setor de lazer é um bloco independente, ligado aos serviços, com equipamentos de iluminação de estética particular que evidenciam a marcação retilínea dos tetos.

Materiais que dialogam com a natureza

Sala de estar com sofá e mesa de jantar Os contornos da piscina vão ao encontro da deslumbrante paisagem da serra de Petrópolis, criando um verdadeiro mirante particular. Foto: André Nazareth

De contornos orgânicos, a piscina foi revestida com pedras naturais com a clara finalidade de se fundir à paisagem circundante. De um lado dela, está o horizonte infinito que dá nome ao projeto; de outro, um bloco de apoio construído em pedra nativa com pérgolas cobertas de vidro e palha de buriti. No ambiente, destaca-se um longo balcão em concreto.

A busca pela materialidade do projeto está expressa na utilização de materiais naturais em linguagem única, como a pedra nativa que reveste as paredes, o mármore travertino levigado semi estucado usado no revestimento do piso, e a madeira, presente em forros, portas e painéis. Esses três materiais utilizados de maneira equilibrada trouxeram bem-estar, modernidade e um toque minimalista ao projeto.

 

Escritório

  • Local: RJ, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área construída: 1250 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados